Negociações continuam hoje, às 21h
Uma nova rodada de negociação para a extensão da Lei 12.77/10 acontece hoje, às 21h, na Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento. Em reunião ontem com a direção da Condsef e o Comando Nacional de Greve, foram discutidos quatro pontos:
a) Aumento da proposta inicial do governo de reajuste de 15,8%;
b) Reajuste dos benefícios (auxílio-alimentação, contrapartida do plano de saúde e auxílio-creche);
c) Corte do ponto;
d) Compromisso do governo em continuar as negociações para a extensão da Lei 12.277/10.
Sobre o aumento do percentual de reajuste e dos benefícios, o secretário de RT, Sérgio Mendonça, afirmou que levou as reivindicações ao conhecimento da ministra Miriam Belchior, mas que não houve tempo suficiente para o governo tomar uma decisão.
No que se refere ao desconto integral dos dias parados em função da greve, Mendonça se mostrou bastante sensibilizado com a situação. Os sindicalistas argumentaram que para promover o corte, o governo revogou uma Nota Técnica do próprio Planejamento que fixava os descontos em folha em função de greve à no máximo sete dias, provocando uma mudança nas regras após quase 60 dias de greve. O secretário afirmou que a sua intenção é firmar um acordo com os servidores em tempo hábil para refazer a folha de pagamento.
Quanto à continuidade das negociações, Mendonça afirmou que vai analisar uma forma de assegurar a questão. O secretário informou ainda que pretende encerrar todas as negociações neste sábado, 25/08 (ver calendário), para na outra semana trabalhar na elaboração do projeto de lei que deve ser encaminhado ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto.
Em função disso, a Condsef marcou Plenária Nacional para o sábado pela manhã, para deliberar sobre a resposta ao governo. O Sindsep-DF realiza assembleia-geral na sexta-feira (24/08), às 12h30, no Espaço do Servidor, para deliberar sobre a proposta do governo e eleger os delegados à Plenária da Condsef.
Dia Nacional de Luta
Em todos os Estados serão realizadas diversas atividades hoje pelo Dia Nacional de Luta, convocado pela Condsef. Em Brasília, o Sindsep-DF realizará um ato, a partir das 10h, no Espaço do Servidor. Todos estão convocados.
Agenda de Reuniões entre a Condsef e a SRT/MPlanejamento
Hoje (21/08)
:: 11h30 – sobre as demandas dos servidores da Tecnologia Militar
:: 14h – sobre as demandas dos servidores do INEP/FNDE
:: 15h – sobre as demandas dos servidores do Hospital das Forças Armadas (HFA)
:: sobre as demandas dos servidores da Área Ambiental (horário a definir)
Quarta-feira (22/08)
:: 10h30 – sobre as demandas dos servidores do DNIT
:: 11h30 – sobre as demandas dos servidores do Arquivo Nacional
:: 11h45 – sobre as demandas dos servidores da Funai
:: 21h – nova reunião com os servidores do Incra
:: 2ª rodada de negociação com os servidores da Ciência e Tecnologia, INMETRO, e INPI (horários a confirmar)
Quinta-feira (23/08)
:: 16h30 – sobre as demandas dos servidores da AGU
:: 17h30 – sobre as demandas dos servidores da SPU
Sexta-feira (24/08)
:: 9h30 – sobre as demandas dos servidores do Instituto Evandro Chagas
:: 10h30 – sobre as demandas dos servidores da ABIN
:: Discussão da GACEN e GECEN e da gratificação da SESAI (horário a confirmar)
Sábado (25/08)
:: 9h – sobre as demandas dos servidores do Banco Central
MDA/Incra
Os servidores do MDA/Incra realizaram ontem uma vigília para acompanhar a reunião de negociação com a SRT/MPlanejamento. O governo repetiu a proposta de reajuste linear de 15,8%, parcelado em três anos, a qual foi recusada na mesa de negociação. Uma nova reunião ficou agendada para a quarta-feira (22/08), às 21h. O setor cobrou a equiparação salarial com os fiscais agropecuários.
MPlanejamento
Os servidores do Ministério do Planejamento realizaram ontem uma assembleia para avaliar a proposta do governo de 15% de reajuste escalonado em três anos. O setor considera que em termos financeiros a proposta está longe dos anseios da categoria, mas vê a greve como vitoriosa por resgatar a disposição do servidor para a luta. Os servidores também decidiram permanecer em greve. Hoje, às 10h, os servidores voltam a se reunir em assembleia para avaliar o resultado da reunião de ontem com a SRT para a extensão da Lei 12.277/10.
Arquivo Nacional
Após a consulta às prévias dos contracheques, os servidores do Arquivo Nacional discutiram em assembleias no Rio de Janeiro e em Brasília a importância da continuidade da greve e decidiram manter os braços cruzados por tempo indeterminado. Para os servidores, a melhor forma de não permitir que o ataque do governo tenha êxito é manter a firmeza do movimento.
Funai
Hoje os servidores da Funai realizam um café da manhã coletivo, às 9h, na concentração da greve em frente ao órgão. A partir das 10h, o setor participa do ato pelo Dia Nacional de Luta, no Espaço do Servidor. Amanhã, a categoria deve realizar vigília em frente ao Ministério do Planejamento (bloco C), para acompanhar a reunião de negociação das suas demandas com a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), agendada para a quarta-feira, às 11h45.
Bacen
Os servidores do Banco Central realizam assembleia nesta quinta-feira, dia 23/08, às 14h, no 2º subsolo, para avaliar a proposta do governo de reajuste linear de 15%, escalonado em três anos (jan/2013, jan/2014 e jan/2015), apresentada em reunião com o setor no dia 18/08. No sábado (25/08), às 9h, as entidades sindicais têm nova reunião com a SRT/MPlanejamento.
AGU
Os servidores da Advocacia-Geral da União (AGU) realizam uma vigília na quinta-feira (23/08), a partir das 16h, em frente ao MPlanejamento (bloco C), para acompanhar a reunião de negociação do Plano de Carreira do setor.
CNPq
Os servidores do CNPq decidiram manter a paralisação pelo atendimento de suas reivindicações. Ontem pela manhã, os servidores de Brasília fizeram uma vigília em frente ao Ministério do Planejamento (bloco C) para acompanhar a reunião de negociação com a SRT/MPlanejamento (fotos). O governo apresentou a proposta de reajuste de 15% escalonado em três anos e a Condsef solicitou a incorporação da gratificação de desempenho ao vencimento básico dos servidores. Uma nova reunião de negociação para discutir as demandas da carreira de Ciência e Tecnologia está agendada para a quinta-feira (23/08). Os servidores do CNPq realizam uma assembleia na sexta (24/08) para avaliar os avanços nas negociações.
Fonte: DG 21/08/12