Governo formaliza proposta de reajuste de 9% e 5% para 2025 e 2026

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) oficializou na terça-feira, dia 28, a proposta de reajuste salarial para os servidores do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE); da Previdência, da Saúde e do Trabalho (PST); e planos correlatos. O aumento proposto é de 9% em janeiro de 2025 e de 5% em maio de 2026, extensivo aos servidores dos níveis superior, intermediário e auxiliar, aos aposentados e pensionistas.

A diferença entre a proposta atual e a anterior está no reajuste de maio de 2026, cujo índice anterior era de 3,5%.

A proposta do governo inclui a correção do interstício dos steps de progressão e promoção funcionais dos níveis intermediário e superior, a partir de 2026, nos percentuais abaixo, os quais estão em análise pelo Dieese para verificação do valor real do aumento.

✅ Nível Superior (NS) – aumento nos padrões de 2,8% para 3% e nas classes de 3% para 4%;
✅ Nível Intermediário (NI) – aumento nos padrões de 1% para 1,25% e nas classes de 1,5% para 2%.

A proposta será discutida na reunião do Conselho Deliberativo de Entidades (CDE) da Condsef, na sexta-feira, dia 31, do qual o Sindsep-DF faz parte. “Vamos avaliar a proposta e, posteriormente, apresentar o parecer das entidades ao conjunto dos servidores que terá a palavra final sobre a aceitação ou rejeição da proposta”, explicou o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves. Ele informou ainda que o Sindsep-DF deve convocar assembleia geral na semana que vem para avaliar e deliberar sobre a proposta.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *