Sindsep-DF e servidores são recebidos pela direção do MTE

O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, se reuniu hoje (03/09) com Rodrigo Minotto, chefe de gabinete do ministro do Trabalho e Emprego, para tratar das reivindicações específicas dos servidores do órgão e das denúncias de más condições de trabalho no edifício anexo do MTE, em especial no setor de imigração. Estavam presentes também o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MTE, Nilton Fraiberg Machado; e o coordenador-geral de Recursos Humanos do órgão, Luiz Eduardo Lemos da Conceição; além do diretor da Condsef e da CUT, Pedro Armengol, e de uma comissão de servidores (Solange, André, Vilmar, Robson, Márcia, Marizeth e Francinete).

A reunião solicitada pelo Sindsep-DF em ofício encaminhado ao ministro Manoel Dias teve início com a apresentação das denúncias de más condições de trabalho, as quais estão atreladas à reforma do teto do edifício anexo, que já estende por vários meses e expõe os servidores a todo tipo de sujeira; ao carpete velho, sujo e estragado que está no piso; e o excesso de caixas de processos empilhadas por todo o lado (embaixo e em cima das mesas de trabalho; em prateleiras; no chão e nos corredores), causando inclusive sobrepeso no 2º andar e colocando em risco a estrutura física do prédio. Sobre estas questões, o chefe de gabinete solicitou que os servidores daquele setor apresentem sugestões para resolver o problema até a sexta-feira (6/09) e se comprometeu a dar uma resposta à categoria até a quarta-feira da próxima semana.

Em seguida, foram discutidos os demais itens da pauta de reivindicações dos servidores, que inclui: redução da carga horária para 7horas corridas; melhoria salarial – por meio de umas dessas quatro situações: criação de plano de carreira ou de uma gratificação específica, reestruturação da tabela salarial ou equiparação com a tabela do INSS –; revogação da Portaria nº 2551 que limita a participação dos servidores do MTE em atividades sindicais, visto que o ministério é o único órgão que possui tal restrição. Além disso, os representantes dos servidores reafirmaram que é necessário primeiro reestruturar os salários para abrir concurso público para o órgão (ver pauta completa aqui).

Minotto ficou de levar as questões a conhecimento do ministro Manoel Dias e de intermediar a criação de uma Mesa de Negociação Permanente para que os servidores possam discutir suas reivindicações e buscar soluções para cada uma. Ele afirmou que nos próximos dias dará um retorno aos servidores e suas entidades sindicais sobre os demais itens da pauta.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar: