Sindsep-DF e Comando Greve de Brasília são recebidos na Presidência da República

Após a carroçada na Esplanada dos Ministérios, na manhã de hoje, a Presidência da República recebeu a direção do Sindsep-DF e o Comando de Greve Local. A reunião foi com o ministro chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e os assessores da PR e da Casa Civil, José Lopes Feijóo e Manoel Messias, respectivamente. Na avaliação do Sindsep-DF a reunião foi muito positiva. Pouco antes de receber os servidores, o ministro Carvalho havia se reunido com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

Depois de ouvir as demandas dos setores e o apelo do secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, para que o governo respeite as entidades sindicais negociando de forma efetiva as reivindicações dos servidores, o ministro Carvalho se comprometeu a conversar com a presidenta Dilma Rousseff para que ela determine ao Ministério do Planejamento que apresente a proposta ao funcionalismo.

Neves argumentou que é inaceitável que o governo queira apresentar a proposta aos servidores somente em 31 de julho, depois de 43 dias de greve da categoria. Carvalho afirmou que os servidores não devem esperar um milagre, visto que a crise internacional levou a uma redução do PIB, o que ocasionou uma série de restrições orçamentárias.

Os servidores explicaram que a melhoria salarial é necessária, inclusive para o governo evitar problemas futuros, face o grande número de servidores que devem aposentar no próximo período e os que estão em abono permanência. De acordo com dados do próprio Planejamento, cerca de 250 mil servidores estarão em condições de se aposentar no próximo período.

Na avaliação dos servidores, o ministro Gilberto Carvalho ficou bastante sensibilizado com a situação da categoria, tanto no que se refere ao quantitativo de pessoal no serviço público, quanto no que diz respeito às negociações das reivindicações na Secretaria de Relações do Trabalho do MPlanejamento. Ao final, o Comando de Greve Local reafirmou ao ministro que a greve continuará e que será intensificada.

Planejamento adere à greve
A greve do funcionalismo público ganha reforço amanhã com a adesão dos servidores do Ministério do Planejamento (lotados nos blocos C, K e no prédio do DNIT). O setor decidiu se juntar aos demais órgãos em greve em assembleia conjunta realizada na manhã de hoje.

Carroçada chama atenção do governo
Centenas de servidores em greve participaram na manhã de hoje da carroçada – uma carreata na Esplanada dos Ministérios que contou com carroças, em alusão ao ritmo “lento” das negociações junto à Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento. A polícia impediu a circulação na Esplanada dos Ministérios de parte das carroças, mas duas conseguiram furar o bloqueio e fizeram parte do ato.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar: