Servidores do Incra, MDA e SPU seguem mobilizados e realizam IV ato unificado
Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) realizaram, na manhã de hoje (19), o IV ato unificado pela reestruturação das carreiras, em frente às sedes do MDA e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), localizados no bloco C, na Esplanada dos Ministérios. A atividade tinha dois objetivos: a) sensibilizar o ministro Paulo Teixeira (MDA) para envidar esforços para convercer o presidente Lula e os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Esther Dweck (MGI) a apoiar a reestruturação das carreiras do MDA, Incra e SPU; b) cobrar da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MGI) a antecipação da reunião de negociação das carreiras, agendada para 14 de março.
Estão na mesa de negociação três propostas, a elaborada pela Condsef e o Sindsep-DF, que contempla todos os servidores do Incra e MDA; a proposta do SindPFA, que contempla os servidores peritos agrônomos do Incra e mais quatro cargos da SPU; além da proposta elaborada pela associação dos servidores da SPU e encaminhada ao MGI pela Condsef.
Na avaliação do secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, o ato foi extremamente positivo e reforçou para o governo a disposição de luta e unidade dos servidores. “É preciso que os ministros e o próprio presidente Lula reconheçam a importância de reestruturar essas carreiras para dar condições ao Incra de recompor a sua força de trabalho e fazer a tão sonhada reforma agrária prometida pelo presidente Lula, bem como para dar condições para que o MDA cumpra sua missão enquanto órgão responsável pelo desenvolvimento agrário e impulsionamento da agricultura familiar. Igualmente, para permitir que os servidores da SPU, que são responsáveis por cuidar do patrimônio da União, consigam executar com dignidade seu trabalho”, concluiu Neves.