Sem consultar os servidores da Sesai, governo pretende criar instituto com as mesmas atribuições

Governo Federal pretende criar o Instituto Nacional de Saúde Indígena (INSI). A proposta da criação do instituto não foi discutida com nenhuma entidade representativa dos servidores, e preocupa justamente por possuir atribuições iguais a da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), entidade criada a menos de cinco anos.

A criação do INSI será discutida pela Condsef, que cobrará do Ministério da Saúde (MS), em reunião na próxima quinta-feira, 21, explicações formais. O Governo tem inclusive um material pronto em relação ao instituto, que gera mais preocupação do que soluções sobre a criação, pois os moldes apontam para uma fundação estatal de direito privado, modelo fortemente combatido por entidades sindicais, por entregar à iniciativa privada a responsabilidade do Estado em atender a população. Clique aqui e leia o material de criação da INSI proposto pelo governo.

A Condsef confirmou para o dia 18 de setembro, o Encontro Nacional dos Servidores da SESAI, que debaterá sobre a criação do instituto, além de reivindicações da categoria, buscando fortalecer o setor da Saúde.

O Sindsep-DF vai acompanhar de perto as discussões acerca da criação do INSI, pois acredita que além da saúde da comunidade indígena, deverá estar alerta em relação aos funcionários da SESAI, que não podem se sentir acuados com a extinção arbitrária desta secretaria.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar:

Anexos