Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindsep-DF luta por creches em tempo integral no DF

Slider image

Slider image

No dia 17/10, a coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindsep-DF, Thereza Chistina de Alencar Silveira, participou em conjunto com dirigentes sindicais da CUT Brasília e sindicatos filiados, de ação na  Câmara Legislativa do DF que entregou aos deputados distritais documento de repúdio elaborado pela Central contra o descumprimento das metas do Plano Distrital de Educação (PDE) que estabelecem novas ofertas de vagas em creches públicas.

Durante a ação, o presidente da CLDF, Joe Valle (PDT), ressaltou a importância da ação da CUT Brasília e se comprometeu a dar destaque para essa luta. O PDE definiu como meta universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches públicas e conveniadas, de forma a atender no mínimo 60% da população desta faixa etária, sendo no mínimo 5% a cada ano até o ano de 2024, e ao menos 90% em período integral. Entretanto, o déficit de vagas no atendimento na educação infantil no Distrito Federal em 2015 era de aproximadamente 21 mil para crianças de 0 a 3 anos e 2.439 para crianças de 4 a 5 anos.

Também como parte das ações em defesa das creches públicas, no dia 10/10, a coordenadora também integrou atividade organizada pela CUT Brasília pelo Dia Nacional de Luta por Creche, comemorado em 12 de outubro. O local escolhido para a ação foi o Areal, região administrativa do Distrito Federal com mais carência de vagas em creches. Foram distribuídos panfletos informativos para os adultos e caixas de giz de cera para as crianças.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF, com informações da CUT Brasília

print
Compartilhar: