Previsão para 2010: os servidores vão à luta e a Fazenda vai avançar!
Os servidores do PECFAZ iniciam o ano de 2010 com as expectativas em alta devido ao avanço nas negociações com o governo. O indicativo de greve, aprovado no DF e em mais três estados, fez o governo prometer a conclusão do acordo para 2011, em reunião dia 09.12. Apesar de não terem aceitado a proposta, os fazendários decidiram suspender o início da greve diante da perspectiva de negociar as tabelas de 2010 e 2011 e a aglutinação dos cargos. A primeira reunião do ano com o governo está marcada para o dia 25.01. Em fevereiro uma plenária do setor deverá ser convocada para avaliar a evolução das negociações e deliberar sobre o início ou não da greve nacional.
A categoria também findou o ano com a expectativa de ver o Projeto de Lei (PL) 5.918/09 convertido em medida provisória. A possibilidade de conversão foi levantada pela Secretaria de Recursos Humanos do Planejamento, que se comprometeu a discutir a questão na Presidência da República. O PL propõe, entre outras coisas, a transposição dos cargos dos recém-nomeados Assistentes Técnico-Administrativos (ATAs), lotados no PGPE, em cargos de nível intermediário do PECFAZ, e cria o cargo Analista Técnico-Administrativo, de nível superior.
O Sindsep-DF alerta mais uma vez que o fortalecimento da luta depende da união dos servidores da Fazenda, sobretudo, porque os avanços que a categoria tem alcançado se devem ao seu trabalho político e à sua mobilização constante. Portanto, avante fazendários!
Fonte: EG 359