Nota de Repúdio e Esclarecimentos

A direção do Sindsep-DF repudia veementemente a atitude antissindical de pessoas ligadas ao Sindserh que iniciaram uma campanha desleal de desfiliação do Sindsep-DF dos empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no DF. Ainda tiveram a desfaçatez de publicar em suas redes uma foto tirada nas dependências da sede do Sindsep-DF.

Ocorre que diretores do Sindserh eram também filiados ao Sindsep-DF.
Num ataque ao movimento sindical, o governo Bolsonaro emitiu normas para dificultar a cobrança da mensalidade. Esses diretores apoiaram-se nessa decisão de Bolsonaro para cortar o pagamento da própria mensalidade sem desfiliar-se.

E por que mesmo com a mensalidade em atraso esses diretores do Sindserh continuaram filiados ao Sindsep-DF? Porque sem a formalização da desfiliação, em documento assinado, o Sindsep-DF não pode excluir nenhum filiado de seu quadro, principalmente porque o filiado terá direito a receber ações judiciais vitoriosas – como ocorreu recentemente com a ação pelo recebimento do dia trabalhado em um feriado distrital, em favor dos trabalhadores da EBSERH.

Agora, a medida antidemocrátia e antissindical do governo Bolsonaro foi derrubada e o Sindsep-DF pode voltar a lançar normalmente as consignações, daí essa “campanha”.

Na avaliação da direção do Sindsep-DF, a atitude expõe a fragilidade do pretenso sindicato que não possui histórico de luta, tampouco de conquistas, para apresentar aos trabalhadores, precisando recorrer a este tipo de ação.

O Sindsep-DF esclarece que, como entidade filiada à Condsef/Fenadsef, está credenciado a organizar, mobilizar e dar assistência jurídica a seus filiados na EBSERH lotados no DF, um dos quais, inclusive, é membro da mesa nacional de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. Paulo Cândido Sousa, trabalhador da empresa no Hospital Universitário de Brasília (HUB), é diretor da Executiva do Sindsep-DF e diretor da Condsef/Fenadsef.

No momento, o Sindsep-DF participa da forte campanha nacional em defesa da EBSERH e de seus trabalhadores, e luta pela apresentação do índice de reajuste das cláusulas econômicas do ACT. Registramos que, nesta semana, uma faixa que reivindicava “ÍNDICE JÁ”, assinada pelo Sindsep-DF, foi arrancada da grade em que estava afixada na entrada do HUB.

O Sindsep-DF esclarece ainda que, ciente do seu papel na conquista das reivindicações dos trabalhadores do setor público, permanecerá atuante no âmbito da EBSERH, irmanado com a força dos demais sindicatos gerais filiados à Condsef em defesa da unidade dos trabalhadores para avançar nas conquistas!

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *