MEC: Direção do Sindsep-DF integra Mesa Setorial Permanente de Negociação

A diretora da Executiva do Sindsep-DF, Marta Rosângela, e a coordenadora da Seção Sindical no Ministério da Educação (MEC), Beronicy Farias, participaram na manhã de ontem (11) da instalação da Mesa Setorial Permanente de Negociação (MSPN) do MEC que vai tratar das demandas e pautas de reivindicações dos servidores que não possuem impacto orçamentário.

Em sua intervenção, a coordenadora da Seção Sindical ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pelos servidores do MEC para a implementação das políticas públicas na área da educação. “Os servidores do MEC trabalham na coordenação da política educacional nacional. Então, trabalhamos em todas as áreas finalísticas e áreas meio, mas principalmente nas áreas finalísticas em educação básica, na coordenação de programas que vão para redes municipais e estaduais, e também na regulação do ensino superior, tanto no poder público quanto na iniciativa privada”, explicou Beronicy Farias.

Ela enfatizou que, enquanto os demais setores que compõem a pasta da Educação lutam por reestruturação de suas carreiras, os servidores do MEC, pouco mais de 600, ainda lutam para estruturar uma carreira própria. Atualmente, a categoria integra o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo (PGPE), e possui uma remuneração aproximadamente 46% menor que a dos servidores de autarquias vinculadas ao órgão.

Marta, por sua vez, destacou a importância da MSPN na retomada do diálogo para resolver demandas que também afligem os servidores, como assédios moral, sexual e institucional; qualidade de vida e de trabalho; implementação dos incentivos à graduação e a novas línguas, entre outros.

Além do Sindsep-DF, outras quatro entidades sindicais participam da mesa: Andes-SN, Fasubra Sindical, Sinasefe e Proifes-Federação. As próximas reuniões devem ser realizadas entre os dias 6 e 13 de maio, e adotarão o modelo bipartite, ou seja, as demandas dos servidores do MEC serão tratadas em reuniões separadas das demais entidades.

Os informes sobre a reunião foram repassados no XVII Sextou na Luta, atividade permanente de mobilização dos servidores do MEC pela criação do plano de carreira específico do setor, cuja proposta desenvolvida em conjunto pelo Sindsep-DF e a direção do MEC, encontra-se em análise na Secretaria de Relações do Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), desde setembro do ano passado.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *