Imbel: começam negociações do ACT 2019/2020

Imbel: começam negociações do ACT 2019/2020

No dia 29 de maio, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, reuniu-se com o vice-presidente executivo da Indústria de Material Bélico – Imbel, Expedito Alves de Lima, e o chefe da Assessoria de Gestão Corporativa, Renato Mitrano Perazzini, para negociar o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2019/2020. Também estavam na reunião sindicalistas das entidades representativas dos trabalhadores da empresa nos estados.

Esta foi a primeira reunião de negociação. A direção propôs um reajuste de 1,87%, alegando está impedida de adotar um percentual maior em função da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), da Emenda Constitucional 95/2016 e da Lei de Responsabilidade das Estatais (Lei 13.303). A empresa ainda afirma que não pode reajustar o auxílio-alimentação de R$458,00 em função da legislação vigente, e que o valor da hora-extra está de acordo com a legislação. Sobre o Seguro de Vida, a empresa argumenta que não há orçamento previsto para o benefício.

Neves lembrou que os trabalhadores da Imbel têm o mais baixo salário pago a empregados públicos de estatais. Com o reajuste proposto pelo governo, o Piso Salarial será de apenas R$ 1.230,93. “O percentual está muito abaixo da inflação do período de 4,94%, segundo o IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo]. Se o governo continuar com essa política, em breve os trabalhadores da Imbel estarão recebendo o salário mínimo”, afirmou.

Os trabalhadores realizam assembleia para discutir o ACT na sexta-feira, dia 07, às 16h45, ao lado da Catedral Militar Rainha da Paz. Na pauta também está a deliberação sobre a adesão à Greve Geral de 14 de julho. 

print

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *