Fechado acordo com a direção da Imbel
Em reunião realizada na tarde da terça-feira (12), as entidades representantivas dos trabalhadores da Indústria de Material Bélico – Imbel acordaram com a direção da empresa a versão final do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022/2023, e ainda melhoraram a vitória dos servidores. O reajuste que seria de 8,3% passou para 9,04% e vai incidir sobre o salário e os auxílios creche e funeral.
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, ressalta que, apesar de muito importante esta conquista, os trabalhadores da Imbel continuam recebendo a mais baixa remuneração entre as empresas públicas do Executivo Federal. “Mas graças a unidade dos trabalhadores, organizados por seus sindicatos, nós avançamos. Além do reajuste no ACT, os trabalhadores conquistaram a aprovação do PECS – Plano de Empregos, Cargos e Salários, cuja nova tabela representa um aumento real médio de 17%”, afirmou Neves.
Ambos, ACT e PECS, são retroativos a 1º de abril de 2022. O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, já solicitou à direção da Imbel a íntegra do novo PECS para esclarecer com maior precisão a situação de cada trabalhador, especialmente no que diz respeito ao enquadramento salarial e às progressões por mérito e por antiguidade.