Ex-Territórios e anistiados debatem unir suas pautas de reivindicação

A unificação dessas pautas e o compromisso dos membros do departamento com encaminhamento das demandas são apontados pelos representantes da categoria como importantes para fortalecer a luta dos trabalhadores 

Ex-Territórios e anistiados debatem unir suas pautas de reivindicação

Condsef/Fenadsef

Representantes de cinco estados (AP, RO, RR, RS, PE) e o Distrito Federal participaram do encontro nacional dos servidores dos Ex-Territórios e Anistiados nessa terça-feira, 3, em Brasília. A configuração e junção da administração pública a vários ministérios levou representantes do departamento dos Ex-Territórios e da Comissão dos Anistiados na base da Condsef/Fenadsef a discutir uma organização conjunta de suas pautas. 

O secretário-geral da Confederação, Sérgio Ronaldo da Silva, destacou a importância dos departamentos na organização de pautas específicas. A partir desse contexto, servidores criaram o Fórum Regional Sindical, Parlamentar e de Entidades Sociais do Amapá, Roraima e Rondônia (Frespar) que tem contribuído no processo de transposição de servidores desses estados, buscando articulação com o governo e bancadas parlamentares nos estados. 

A unificação dessas pautas e o compromisso dos membros do departamento com encaminhamento das demandas são apontados pelos representantes da categoria como importantes para fortalecer a luta dos trabalhadores. A organização de um encontro regional do Departamento dos Ex-Territórios foi sinalizada como uma das prioridades. 

Audiência com governo

Além disso, uma audiência com o governo deve ser solicitada. O objetivo é cobrar o cumprimento de decisões judiciais referentes ao retorno de servidores anistiados. A correção de tabela salarial desses servidores também será cobrada. Além disso, é prioridade cobrar a contagem de tempo de serviço, para fins de aposentadoria, do período em que servidores e empregados públicos ficaram afastados. 

Acompanhar a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 2135) que está no Supremo Trinal Federal (STF) é também tarefa necessário. A ação está diretamente ligada à demanda de servidores anistiados para serem reintegrados ao Regime Jurídico Único (RJU). 

>> Confira aqui a íntegra do relatório do encontro 

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *