EBSERH: Negociações do ACT 2015/2016 têm poucos avanços

Teve início em março as negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2015/2016 dos empregados públicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Três reuniões já foram realizadas (9 e 25/03 e 9/04). A próxima reunião está agendada para os dias 28 e 29/04, no Rio Grande do Norte, para tratar da seguinte pauta: jornada de trabalho, plantões, feriados, banco de horas, compensação de horas e demais cláusulas sociais. Alguns benefícios já foram garantidos, como a licença maternidade de 180 dias. 

Até o momento, as cláusulas econômicas não foram discutidas e os trabalhadores ainda não receberam uma proposta de reajuste. Embora a EBSERH tenha afirmado que haverá um reajuste, mas sem ganho real e indexador de índice. O que contraria a proposta dos trabalhadores de reajuste salarial de 7,7%, baseado no IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo –, acrescido de um percentual de 5% de ganho real. A empresa também afirmou que fará uma proposta de reajuste dos auxílios alimentação e saúde, mas não informou valores. 

O Sindsep-DF lembra que a proposta de ACT dos trabalhadores foi entregue à empresa em dezembro de 2014, portanto, não vê razões para o atraso nas negociações.  
Fonte: EG 463 (fechado em 20/04/2015)
print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *