Carta Aberta ao Presidente Lula

Começou a circular a carta ao Presidente Lula confrontando a política do governo com as reivindicações da categoria, conforme decisão do 12º Congresso do Sindsep. Para passar em seu local de trabalho, baixe do nosso sítio na internet: www.sindsep-df.com.br.

Em 2002, com base nos 13 compromissos assumidos com nossa categoria, os servidores federais fizeram parte dos 53 milhões que o elegeram. Constatamos que nossas reivindicações não foram atendidas, particularmente a implantação dos Planos de Carreira e o retorno da paridade entre ativos, aposentados e pensionistas.

O que tivemos, ao contrário, foi a contra-reforma da previdência, duro ataque à aposentadoria dos servidores. O governo também respondeu a nossas greves com a política das “gratificações de desempenho”, que individualizam o contrato de trabalho, aprofundam a quebra da paridade e abrem caminho para demissões com base na Emenda Constitucional 19, de Bresser Pereira-FHC. Acordos firmados em 2005 foram abandonados e esquecidos em 2006.

Hoje, perguntamos: para quê um segundo mandato? Para atender nossas reivindicações, implantar os planos de carreira, terminar com o arrocho salarial sobre os servidores, principalmente do PCC, PSST e demais categorias do executivo não contempladas, restaurar a paridade ativo aposentado, revogar as contra-reformas da previdência (EC 20, 41 e 47) ou para continuar produzindo superávits primários em favor dos especuladores? Para atender as reivindicações por terra, salário, emprego, serviços públicos, moradia e soberania nacional ou para continuar beneficiando os grandes empresários nacionais e multinacionais?

Sr. Presidente, suas respostas a estas questões refletirão diretamente na posição que os servidores públicos e suas famílias irão adotar diante do processo eleitoral de 2006.

Fonte: EG 188