Bacen: Servidor, filie-se ao Sindsep

A vitória da greve no Banco Central exemplifica a importância do trabalhador filiar-se ao sindicato de sua categoria. Foram 33 dias de intensa mobilização. Assembléias, horas e horas de negociações, trabalho parlamentar, atos públicos, numa situação em que, ao lado do Sindsep, atuam o SinTBacen (específico dos técnicos) e o Sinal (que é restrito ao BC).

A vitória só foi possível porque foi construída uma profunda unidade entre todos os servidores, cimentada pela democracia, isto é, o respeito à vontade das assembléias de base. Ao lado da independência face aos partidos e governos, esses são os princípios constitutivos do Sindsep.

A vitória é uma tarefa
Mas é preciso registrar que nada veio de graça, tudo foi conquistado, coletivamente, passo a passo, a partir de um longo trabalho preparatório no qual a delegacia do Sindsep no BC não ocupou um lugar secundário. Antes e durante a greve, o governo nunca desistiu de tentar dividir a categoria. Num momento, quis colocar os técnicos contra os analistas, noutro tentou provocar polêmicas sugerindo que os sindicatos devem aderir à tese da “autonomia do Banco Central”. Mantendo o foco firmemente nas reivindicações, os servidores preservaram sua unidade.

Servidor é trabalhador
A greve reforçou a compreensão de nosso lugar na sociedade e na defesa do serviço público. Como em todo lugar, há no BC particularidades que devem ser respeitadas, mas sem situar o funcionalismo do BC acima dos demais servidores públicos e dos demais trabalhadores e sem deixar de acompanhar e participar das lutas comuns de toda a classe trabalhadora. A defesa da licença-maternidade, das férias, do 13º salário, da previdência social são apenas alguns exemplos.

Unir o particular ao geral
Com quase 30 mil filiados, o Sindsep só pode representar bem os servidores com a organização por local de trabalho. Esse é o papel das delegacias sindicais, que fazem o acompanhamento cotidiano das questões específicas de cada órgão, exercendo as tarefas típicas de um sindicato de local de trabalho. Ao mesmo tempo, os delegados sindicais podem contar com o apoio político e estrutural do sindicato. Nos momentos decisivos, de uma greve, por exemplo, essa experiência acumulada conta, e muito. A força dos trabalhadores é sua união.

Questão sindical no BC
Aos próprios trabalhadores cabe definir sua forma de organização, com toda liberdade. Esse é o conteúdo da Convenção 87 da Organização Internacional do Trabalho, que o Sindsep defende. Em dezembro de 2002, a questão da unidade orgânica (atenção: unidade e não unicidade que é outra coisa) foi tratada num Encontro Nacional promovido pelo Sindsep e Sintbacen. O documento aprovado foi enviado ao Sinal e amplamente divulgado. Nele, é resgatado o anseio dos servidores do BC de construir sua unidade sindical orgânica observados alguns princípios básicos. Aguarda-se, desde aquela ocasião, a manifestação do Sinal. Em defesa da unidade, filie-se ao Sindsep: sindicato forte, a serviço da categoria.


Fonte: EG 167

print
Compartilhar: