Assembleia de aposentados e pensionistas prepara 13º Seminário do setor
Quase 200 aposentados e pensionistas filiados ao Sindsep-DF participaram de assembleia realizada no auditório do sindicato, na sexta-feira (19). Entre os itens da pauta, esteve a preparação para o 13º Seminário de Aposentados e Pensionistas filiados ao Sindsep-DF, que acontece de 19 a 22 de agosto, em Caldas Novas (GO).
A assembleia foi conduzida pelo secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, que destacou a importância do seminário para organizar a luta em torno das principais demandas do setor no momento: a instituição do auxílio-nutrição; o aumento do valor da per capita da saúde, com extensão do pagamento para todos, sem a obrigatoriedade de contratação de plano de saúde; e o fim da Decipex (Diretoria de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos), com o retorno dos vínculos de aposentados e pensionistas aos órgãos de origem.
Também compuseram a mesa as diretoras da Secretaria de Aposentados e Saúde do Trabalhador, Ivaldelice Pereira da Silva (coordenadora) e Maria Lícia Moraes Braga (adjunta), que enfatizaram a importância de aposentados e pensionistas manterem a unidade com os servidores e com a classe trabalhadora como um todo, engajando-se na luta contra a retirada de direitos e em defesa de um serviço público gratuito e de qualidade para todos.
Após uma breve análise da conjuntura política, o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, informou sobre o andamento das negociações das pautas dos servidores na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Já o advogado Rafael Mesquita, da assessoria jurídica do sindicato, esclareceu dúvidas sobre as ações judiciais em curso.
Durante a atividade, foi apresentado e distribuído o “Guia de Vantagens e Benefícios de Ser Filiado”, publicação que reúne um registro histórico das principais conquistas da categoria, além de informações sobre o atendimento jurídico gratuito aos filiados e a lista de convênios e parceiros nas áreas de assistência à saúde, lazer e bem-estar, ensino e formação.
Ao final, os participantes reforçaram a importância da mobilização permanente e da participação no 13º Seminário de Aposentados e Pensionistas, espaço fundamental para fortalecer a organização do setor e construir coletivamente estratégias em defesa dos direitos dos aposentados, pensionistas e do serviço público. Todos os participantes da assembleia foram eleitos delegados ao seminário.

