Sindsep-DF participa do lançamento do plano nacional de igualdade salarial
Ontem (18), Dia da Igualdade Salarial, a diretora da Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindsep-DF, Antônia Ferreira da Silva, participou do lançamento pelo Ministério das Mulheres do Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre Mulheres e Homens. A atividade também contou com a presença da secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-DF, Thaísa Magalhães.
No evento foram divulgados pelo governo federal os dados do segundo Relatório de Transparência Salarial que constatou que a desigualdade salarial entre homens e mulheres piorou. De acordo com o levantamento, em 2023 as mulheres recebiam em média 20,7% menos que os homens. No primeiro relatório, divulgado em março, com dados de 2022, essa diferença era de 19,5%.
O Plano de Igualdade Salarial é composto por 79 ações focadas na promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho. Entre elas, medidas para ampliar a participação e facilitar a permanência das mulheres no mercado, combater as discriminações e promover ascensão aos cargos de liderança.
O relatório mostra também o grande abismo racial que as trabalhadoras enfrentam. De acordo com os dados coletados, mulheres negras recebem em média a metade do salário de homens brancos e sua presença se restringe ao máximo de 10% dos trabalhadores dos estabelecimentos analisados.