Diário da Greve

AGU
A greve na AGU está no seu 38º dia em compasso de espera para uma negociação efetiva. A categoria aguarda o resultado da reunião da Condsef junto ao Ministério do Planejamento, além de ter agendado reunião extraordinária da Mesa Setorial de Negociação Permanete. A presença de companheiros em greve dos estados do RJ, ES, RO, SC e PA, está servindo de ânimo para a luta pelo plano de carreira e pela reversão do corte de ponto e a reposição dos salários, arbitrariamente cortados pela AGU. Apesar da estratégia do Governo de querer derrotar o movimento pelo cansaço, a greve continua. Nos próximos dias, o Sindsep-DF entrará com agravo regimental na Justiça para suspender o corte de ponto da AGU.

Planejamento
Finalmente, os servidores do Planejamento, acompanhados pela Condsef, foram recebidos pelo secretário de Recursos Humanos, Sérgio Mendonça. Apesar da resistência dos dirigentes do órgão em relação às expectativas dos servidores da Casa, a reunião teve o mérito de, pela primeira vez, promover uma real discussão sobre as reivindicações dos trabalhadores em greve.

A equipe do governo se comprometeu a levar ao ministro o pleito de criação da Comissão Temática do plano de carreira e dar uma resposta até esta sexta-feira (08). Quanto à GPLAN, o secretário disse que essa gratificação só poderia ser implantada junto com as solicitadas pelos servidores do PCC dos demais órgãos, o que não é possível no curto prazo. Mais informações serão fornecidas na Assembléia de hoje, às 10h, na portaria central do bloco “C”.

Fazenda
Na quarta-feira (05), o grupo de trabalho do Ministério da Fazenda, formado por representantes dos servidores e do governo, reuniu-se para a construção do Plano Fazendário. Antes, porém, o Governo entregou aos representantes dos servidores da Fazenda um documento que ratifica o acordo firmado pelo secretário-executivo da Fazenda de não haver retaliações aos servidores, por conta do movimento paredista. A conclusão do Plano está avançada em 90%, incluindo a paridade entre as tabelas. A próxima reunião está marcada para a segunda-feira, dia 11, às 15h, para a conclusão do trabalho.

Saúde-Funasa
O ministro Humberto Costa assinou um termo de compromisso pelo qual o Ministério da Saúde assume a responsabilidade de resolver os cinco itens da pauta emergencial da Saúde e Funasa. Até o fechamento deste boletim, ainda não estava assinada a proposta de extensão do índice de 47,11% aos servidores da Saúde e Funasa. Hoje, sexta-feira, será realizada assembléia para avaliação das propostas.

MEC
Os servidores da Educação realizaram na quarta-feira, dia 06, mais uma assembléia. Após os informes de praxe sobre o andamento da proposta de lei que estabelece um plano de carreira para os servidores do MEC/FNDE e INEP, deliberou-se que uma representação de servidores fosse ao gabinete do ministro Tarso Genro confirmar, em sua agenda, uma data para receber o grupo. Os servidores foram recebidos pelo secretário Executivo Adjunto, Jairo Jorge; o chefe de Gabinete, Ronaldo Teixeira e o subsecretário para Assuntos Administrativos, Sylvio Petrus. Na oportunidade, os representantes dos servidores cobraram também apoio político à causa. Ouviram dos dirigentes que o ministro estava em São Paulo e reafirmaram a disposição dele em buscar uma solução para viabilizar um plano de carreira para a Educação. Foi sugerido, ainda, que os servidores aguardassem o desdobramento da Mesa de Negociação, agendada para o dia 27, na Secretaria de Recursos Humanos do MP e, a partir daí, se necessário, a reunião será marcada. Os servidores decidiram que continuarão mobilizados até a realização da segunda mesa de negociação, e continuam confiantes no compromisso da administração do MEC em concretizar efetivamente o sonho de um plano de carreira para a Educação, aguardado há mais de 20 anos pelos servidores do órgão.

Incra
Hoje foi assinado um termo de acordo entre o Incra e os servidores em greve, constando que o presidente do Incra se compromete a fazer gestões para o cumprimento das reivindicações referentes à: correções das distorções do Plano de Carreira, regulamentação da GDARA, e implantação da estrutura organizacional, o mais breve possível, e efetivação do concurso público com a contratação até dezembro de 2005 de mais 600 técnicos e o restante para 2006. Assembléias locais serão realizadas na segunda-feira, dia 11, em todos os estados em greve. Hoje é dia de festa pela celebração dos 35 anos do Incra. Convidamos todos os demais servidores em greve para a comemoração, a partir das 19h, com apresentação da banda Kalanguetal, no estacionamento térreo do prédio do Incra.


Fonte: EG 152

print
Compartilhar: