Domingo, 17 de dezembro de 2017
            







Debate no Sindsep-DF celebrará os 100 anos da Revolução Russa

11/10/2017


O Sindsep-DF realiza no dia 27 de outubro (sexta-feira) o debate “Os 100 anos da Revolução Russa e seu Impacto na Realidade Atual”, no auditório Francisco Zóccoli, a partir das 18h30. Participam como debatedores convidados pela Secretaria de Formação o professor da UnB, Rafael Litvin Villas Bôas, e o diretor executivo da CUT Nacional, Júlio Turra.

Segundo a coordenadora de Formação do Sindsep-DF, Miriam Vaz Parente, o objetivo do debate é levar a uma reflexão sobre a importância da Revolução Russa como um dos principais acontecimentos da história mundial e as suas consequências para a humanidade. “Para fomentar esse debate, convidamos profissionais de peso que podem contribuir sobremaneira para essa análise tão importante não apenas para o movimento sindical, mas para os movimentos populares, estudantes e a juventude”, afirma a coordenadora.

O professor Rafael Litvin Villas Bôas é integrante da área de Ciências Sociais do campus de Planaltina da UnB, e atua no curso de licenciatura em Educação do Campo. Também coordena a Escola de Teatro Político e Vídeo Popular de Brasília, e integra os programas de pós-graduação Mestrado Profissional em Artes (IdA/UnB) e Desenvolvimento Territorial da América Latina e Caribe (Unesp/ENFF), além de ser pesquisador dos grupos de pesquisa Modos de Produção e Antagonismos Sociais e Terra em Cena: teatro e audiovisual na educação do Campo.

O professor e sindicalista Júlio Turra foi um dos fundadores do Sinpro-ABC (Sindicato dos Professores do ABC) e da CUT (Central Única dos Trabalhadores), ambos em 1983. Ele iniciou sua militância ainda no movimento secundarista nos anos 1967/68. Em 1973, ele iniciou o curso de Ciências Sociais na USP (Universidade de São Paulo) e também passou a integrar uma organização clandestina na luta contra a ditadura militar.

Para o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, a Revolução Russa é um marco histórico para a humanidade. “Com a Revolução Russa, o povo experimentou pela primeira vez um Estado a serviço da classe operário e não a serviço da burguesia, como é a tônica no sistema capitalista. Com certeza, essa experiência na Rússia serve de referência para superarmos o sistema capitalista vigente”, afirma Neves.

O debate é aberto ao público. O Sindsep-DF fica no Setor Bancário Sul, quadra 1, bloco K, Ed. Seguradoras, 17º andar.    


Fonte: Imprensa Sindsep-DF



    




» Voltar » receber o boletim eletrônico » Encaminhar » Imprimir


  Mais Notícias
 15/12/2017 - Ato contra a Reforma da Previdência nesta segunda, dia 18, às 15h
 14/12/2017 - Sindsep-DF visita parlamentares do DF em defesa da Previdência
 14/12/2017 - Deputado reage mal ao ser apontado como indeciso em voto sobre reforma da Previdência
 13/12/2017 - Você sabia que pessoas estão fazendo Greve de Fome para defender os nossos direitos?
 13/12/2017 - Classe trabalhadora em alerta para greve
[ + ] mais notícias
   
 SBS Qd. 01 Bloco "K" - Ed. Seguradoras 16º e 17º andares CEP: 70 093-900 Brasília/DF Tel.: (61) 3212 1900 Fax: 3225 0699