Vem comemorar os 36 anos de luta do Sindsep-DF!!
O Sindsep-DF convida todos os servidores da sua base para Ato Político-Cultural em comemoração aos seus 36 anos de fundação. A atividade será realizada na sexta-feira, dia 25 de agosto, a partir das 12h, no tradicional Espaço do Servidor, entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios.
Fundado em 28 de agosto de 1987 – antes mesmo de promulgada a Constituição que consolidou o direito dos servidores à livre associação sindical –, o Sindsep-DF ao longo de quase quatro décadas não apenas testemunhou como participou ativamente de momentos históricos do país.
Ainda em 1987, fez parte do processo constituinte organizando os servidores no sentido de garantir na Constituição conquistas importantíssimas e até então inéditas para o funcionalismo público, como o direito à greve e à sindicalização, concurso público, estabilidade no emprego, Regime Jurídico Único (que deu origem à Lei 8.112/90), e aposentadoria por tempo de serviço, entre outras vitórias.
Consciente do seu papel transformador, o Sindsep-DF também foi um dos protagonistas do impeachment do presidente Collor e da eleição do primeiro presidente operário, Luiz Inácio Lula da Silva. Já na história recente do Brasil, o sindicato foi um dos primeiros a alertar os trabalhadores sobre o golpe de Estado que culminou com a saída da presidente legitimamente eleita, Dilma Rousseff, a criminalização dos movimentos sociais e sindicais, a prisão do presidente Lula, e a retirada de direitos da classe trabalhadora através da Emenda Constitucional 95/2016 (congelamento salarial por 20 anos); da terceirização sem limites (Lei 13.429/2017); da Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), e da Reforma da Previdência (EC 103/2019).
Em meio à pandemia de Covid-19, o sindicato permaneceu firme na defesa intransigente da vida, em favor de vacina para todos, pelo pagamento de auxílio-emergencial no valor de R$ 600,00 e contra toda e qualquer retirada de direitos dos trabalhadores. Nesse período também organizou os servidores, em conjunto com a CUT e demais entidades representativas do funcionalismo, para a luta contra a PEC 32/2020, a mal chamada Reforma Administrativa, impedindo por consecutivas vezes a sua votação no plenário da Câmara.
Em 2023, graças à unidade dos trabalhadores do campo e da cidade, dos setores público e privado, o Brasil retomou o curso da democracia, mas a luta pela valorização dos servidores e para recuperar o serviço público continua. É preciso manter a mobilização para conseguir incluir no Projeto de Lei Orçamentária Anual – PLOA 2024 os recursos para a recomposição das perdas salariais acumuladas dos governos Temer e Bolsonaro; e voltar a organizar os servidores para impedir que a PEC 32 retorne à pauta de votação do Congresso.
Sindsep-DF: 36 anos defendendo o servidor e o serviço público