Vem aí o Acampamento Permanente do Servidor

Slider image

Slider image

O Sindsep-DF vai instalar a partir do dia 19 de março um Acampamento Permanente em frente ao Ministério do Planejamento (Bloco C), Esplanada dos Ministérios. A decisão da diretoria Executiva do sindicato, de 19/02, foi homologada pela Diretoria Administrativa em 25/02. O objetivo do acampamento é acompanhar em tempo real as negociações com o governo para o atendimento das reivindicações da Campanha Salarial 2014 e, ao mesmo tempo, manter os servidores do DF organizados para participar de atos e atividades de pressão.

Assembleia-Geral: Também no dia 19, às 10h, o Sindsep-DF realiza assembleia-geral que vai eleger os membros da Comissão de Mobilização do acampamento e também os delegados que vão representar o DF na Plenária Nacional da Condsef, marcada para o dia 20/03, a qual vai discutir a deflagração da greve geral do funcionalismo público.

Marcha: após a assembleia, os servidores seguirão em marcha até o Palácio do Planalto para cobrar da presidente Dilma Rousseff o atendimento das reivindicações.

Lançamento nacional: A Campanha Salarial 2014 foi lançada no dia 22 de janeiro. No DF, o Sindsep-DF realizou um ato no Espaço do Servidor que contou com a participação de centenas de servidores. O lançamento foi antecipado porque 2014 é ano eleitoral e por esta razão o prazo para o governo atender a qualquer demanda financeira se encerra em 5 de abril.

Ato abre negociações: No dia 5 de fevereiro, servidores de todo o País participaram de um ato em frente ao Ministério do Planejamento (bloco K) que forçou o governo a receber uma comissão de representantes da categoria e arrancou do secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, o compromisso de analisar a pauta de reivindicações e dar um retorno às entidades sindicais até o carnaval, além de agendar uma reunião com a ministra Miriam Belchior ainda mês de fevereiro. No fechamento desta edição, a SRT/MPlanejamento não havia dado nenhum retorno aos sindicalistas.

Reivindicações: A Campanha Salarial 2014 tem como pauta emergencial a antecipação da parcela de 2015 para 2014, a incorporação das gratificações ao Vencimento Básico, extensão da Lei 12.277 para todos, e o reajuste dos benefícios (auxílio-alimentação, contrapartida do plano de saúde, auxílio pré-escolar e transporte). Também são bandeiras de luta: manutenção do Direito de Greve (leia reportagem na Pág. 5); política salarial permanente; diretrizes do plano de carreira; paridade ativos, aposentados e pensionistas; data-base; regulamentação da negociação coletiva; cumprimento dos acordos; retirada de PLs que prejudicam os trabalhadores; além das demandas específicas da base do Sindsep-DF, tais como o retorno dos PDVistas e dos demitidos do Governo Collor, mudança do regime jurídico dos anistiados, a anistia da compensação das horas da greve de 2012, entre outras.

Debate Funpresp: acesse matéria aqui

Fonte: EG 460 (edição março de 2014, fechado dia 27/02/14)


print
Compartilhar: