VAMOS PRESSIONAR O GOVERNO A CUMPRIR O ACORDO

Slider image

Slider image

Dois dias depois de cumprir parte do acordo, que proporcionou a suspensão da greve de 72 dias dos servidores do Executivo Federal, devolvendo 50% dos salários descontados nas folhas de pagamento de julho e agosto (Documento 11/09/12), o governo voltou atrás e determinou o desconto de mais dias de greve na folha de pagamento de setembro (Documento 13/09/12). O compromisso do governo com a Condsef é a devolução de 50% dos salários retidos e a devolução do restante assim que fossem assinados os Termos de Acordos de reposição das demandas represadas, o que está sendo providenciado. Jamais se falou em outros descontos de salários.

O mais surpreendente é que o governo determinou o novo desconto após a publicação de matéria no jornal Correio Braziliense, com manchete de primeira página intitulada: “Greve ou Férias?” repercutida nos principais telejornais nacionais, que questionava o acordo entre o governo e os servidores, ou seja, o governo cedeu à pressão da imprensa, em detrimento do processo de negociação.

Para a direção do Sindsep-DF, a postura do governo é inaceitável e demonstra total descaso com seus trabalhadores e desrespeito absoluto com as entidades representativas dos servidores públicos. Com o rompimento do acordo, o governo volta a reforçar a sua política de ataque ao direito de greve, iniciada antes mesmo da paralisação, quando se negou a abrir verdadeiras negociações, e depois quando suspendeu salários e autorizou a contratação de fura-greves (Decreto 7.777/12).

Para discutir ações que levem o governo a rever a sua posição e cumprir o acordo firmado com a Condsef, o Sindsep-DF convoca todos os trabalhadores do setor público para assembleia-geral nesta terça-feira, dia 18/09, às 12h30, no Espaço do Servidor. A participação de todos, mesmo dos que não aderiram à greve, é muito importante, pois o que está em jogo é o direito de greve do funcionalismo público.


Assembleia-Geral do Sindsep-DF
Terça-feira (18/09) – 12h30 – Espaço do Servidor
Pauta: ações para forçar o governo a cumprir acordo com a Condsef


Condsef cobra cumprimento de acordo
Assim que tomou conhecimento da decisão do governo, a Condsef enviou ainda no dia 13/09 ofício ao secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, exigindo audiência para tratar do cumprimento do acordo. Veja aqui documento dirigido à SRTE, cujo mesmo conteúdo foi enviado ao Planejamento e à Casa Civil.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF




print
Compartilhar:

Anexos