VALEC: trabalhadores aprovam 48 horas de greve
Em assembleia extremamente representativa na quarta-feira (16/10), os empregados públicos da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovia S.A decidiram deflagrar greve de 48 horas na segunda e terça-feira, dias 21 e 22/10. A paralisação é pela assinatura imediata do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013 e pelo estabelecimento de um cronograma de reuniões para a discussão do ACT 2013/2014.
Na assembleia, os trabalhadores da VALEC avaliaram que não é possível mais aguentar a enrolação da empresa que, mesmo após ter negociado com o Sindsep-DF e fechado um acordo em 31 de julho, não assinou até o momento o ACT para que possa ter suas cláusulas efetivadas.
Para o sindicato, a direção da VALEC se utiliza subterfúgios para não negociar com o Sindsep-DF, na tentativa de impor aos empregados um sindicato de sua preferência e sem nenhuma representatividade na categoria. A diretoria do Sindsep-DF já comunicou a deliberação da categoria à VALEC (veja aqui), informando que ainda há tempo para evitar a greve, visto que tanto os trabalhadores quanto o sindicato estão abertos ao diálogo e aguardam um posicionamento da empresa.
Na quarta-feira (23/10), os empregados públicos da VALEC realizam nova assembleia, desta vez para deliberar sobre continuidade ou não da greve.
Estavam presentes na assembleia, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, e os diretores Carlos Henrique Bessa e Antônio Carlos Noleto Gama (respectivamente coordenador e adjunto da Secretaria de Comunicação e Imprensa), Thereza Alencar (coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora) e Francisco Rodrigues (adjunto da Secretaria de Finanças), além do advogado do sindicato, Bruno Paiva.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF