Trabalhadores mostram disposição para luta
Cerca de quatro mil trabalhadores, de acordo com a PM, tomaram a Esplanada dos Ministérios na quarta-feira, dia 06.12. Era a 3ª Marcha em Defesa do Salário Mínimo, que reivindicou o aumento do mínimo de R$ 350 para R$ 420, a partir de março de 2007. Mais que cobrar reajuste salarial, a manifestação foi uma demonstração de que os trabalhadores estão dispostos a lutar por seus direitos e que entenderam que este é o momento para cobrar a valorização dos trabalhadores como um todo. A Marcha foi organizada pela CUT e várias centrais sindicais.
Servidores e aposentados da base do Sindsep-DF também participaram da manifestação. Muitos servidores do Executivo Federal serão indiretamente beneficiados com o aumento do mínimo; já que a totalidade do funcionalismo público dos níveis auxiliar e intermediário e parte do nível superior têm vencimento básico abaixo do salário mínimo e recebem complementação salarial.
Campanha Vale do Rio Doce
Durante a manifestação, o Sindsep recolheu assinaturas para o abaixo-assinado que pede a anulação do leilão de privatização da Vale do Rio Doce. O documento será encaminhado ao presidente Lula para que o governo passe do pólo passivo para o ativo na Ação Popular reaberta em 2005, pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (Brasília).
Fonte: EG 219