Trabalhadores da EBSERH analisam proposta do governo em assembleia nesta terça, 22

Trabalhadores da EBSERH analisam proposta do governo em assembleia nesta terça, 22

O dia 10 de fevereiro foi marcado por atos e mobilizações dos trabalhadores da EBSERH em quase todas as unidades da estatal. A mobilização forçou a empresa a apresentar uma proposta às pressas às entidades nacionais representativas da categoria. No entanto, a proposta de reajuste da empresa (10,38%) é condicionada a alteração da base de cálculo do adicional de insalubridade e traz uma série de riscos.
Os trabalhadores da EBSERH sede e do Hospital Universitário de Brasília (HUB) vão deliberar sobre a proposta em assembleia convocada pelo Sindsep-DF nesta terça-feira (22), às 10h, no HUB (embaixo do pé de manga ou no CPA, em caso de chuva).
Para auxiliar a discussão e análise da proposta pelos trabalhadores, as entidades nacionais representativas da categoria elaboraram uma tabela comparativa da proposta e seus riscos (Tabela 1). Em outras três tabelas, as entidades explicam como ficará o cálculo do adicional de insalubridade sobre o salário base e a Parcela Fixa de Natureza Indenizatória (PFNI) (Tabela 2) e sobre o salário mínimo (Tabela 3); e como ficará a situação dos profissionais que não recebem o adicional de insalubridade (Tabela 4).
As entidades também levantam alguns pontos que consideram “frágil” na proposta:

  • Percentual de aumento é muito baixo em relação à inflação acumulada, gerando defasagem salarial gritante;
  • Condicionante de reajuste salarial à mudança de cálculo do adicional de insalubridade;
  • Não há retroatividade de salários;
  • Para alguns cargos (exemplo do cargo assistente administrativo) o acréscimo de 10,38% é ínfimo em relação à defasagem salarial nítida que o cargo tem;
  • Para os profissionais que hoje recebem o adicional de insalubridade sobre o salário mínimo não há ganho ou reposição inflacionária. Basicamente abrirão mão de metade da recomposição das perdas inflacionárias dos últimos três anos.
  • Os profissionais que hoje recebem seu adicional de insalubridade sobre o salário base perceberão ao longo do tempo um declínio nos reajustes do adicionais.

WhatsApp Image 2022-02-22 at 14.42.02

WhatsApp Image 2022-02-22 at 14.42.01

WhatsApp Image 2022-02-22 at 14.25.50

WhatsApp Image 2022-02-22 at 14.42.01 (1)


Anterior
Próximo

print

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *