TODOS AO ATO – 10h – Bloco C
Hoje é a primeira reunião com a SRT/MPlanejamento depois que o ministro Gilberto Carvalho recebeu o Sindsep-DF
O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, recebe hoje a direção da Condsef e os representantes dos setores em greve para mais uma rodada de negociação. Esta será a primeira reunião com o funcionalismo depois que a direção do Sindsep-DF e o Comando de Greve Local apresentou ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, no dia 3/07, as demandas da categoria e a demora do governo em apresentar proposta aos servidores.
Na ocasião, o ministro Gilberto Carvalho se comprometeu a conversar com a presidenta Dilma Rousseff para, em nome dos servidores, pedir que ela determine ao Planejamento a apresentação imediata da proposta ao funcionalismo.
Mas para forçar o governo a atender de forma satisfatória às reivindicações é necessário intensificar as ações da greve. Por isso, todos os servidores estão convocados a participar de ato em frente ao Planejamento (bloco C), na manhã de hoje. Os setores em greve precisam demonstrar ao governo a sua unidade e fazer barulho na porta da SRT para que o secretário Sérgio Mendonça veja que a categoria não está brincando.
Funai/MDA/Incra
Ato dos servidores da segurança alimentar
Os servidores em greve da Funai, Incra e MDA, realizaram na tarde de ontem em conjunto com os trabalhadores da Conab e da Embrapa um ato em defesa do direito à terra, da reforma agrária e do incentivo à agricultura familiar. A atividade reuniu centenas de servidores em frente ao Ministério do Planejamento (bloco K), além de representantes das organizações indígenas e dos movimentos sociais. Servidores de diversos setores em greve também participaram do ato.
Assembleia-geral do Sindsep-DF – Sexta (6/07) – 10h – Espaço do Servidor
MSaúde
Como parte do acordo para a desocupação do Fundo Nacional da Saúde, no dia 29/06, o ministro Alexandre Padilha recebeu ontem a direção do Sindsep-DF, da Condsef e o Comando de Greve dos servidores do Ministério da Saúde. O ministro reafirmou a legitimidade da greve e disse que mantém os termos do Ofício nº 105, pois considera necessária a correção da tabela salarial do setor. No entanto, Padilha afirmou que a resposta às demandas dos servidores da Saúde, como também dos demais setores, depende do Ministério do Planejamento, que é o órgão responsável pela política de pessoal do Executivo Federal. Mas afirmou que continua envidando esforços em busca de uma solução para a questão. A boa notícia é que o ministro garantiu às entidades que não haverá desconto na folha de pagamento durante a greve, cujo período será objeto de negociação com o Planejamento, e esclareceu que na folha de ponto oficial vai constar o código de greve. Um grupo de servidores do órgão aguardou o resultado da reunião (foto).
Arquivo Nacional
Os seguranças do prédio do Arquivo Nacional tiveram que buscar orientação da empresa terceirizada para saber como proceder com relação à pressão da administração do órgão em Brasília, que exige que eles dispersem os grevistas. Orientados pelo próprio chefe da empresa (que teve de ir até o Arquivo Nacional) a zelar apenas pelo patrimônio, os seguranças se mantiveram a distância na manhã de ontem, mas a pressão foi transferida aos funcionários que não aderiram à greve, que chegaram a rasgar as faixas do Sindsep-DF e tentaram dispersar os manifestantes do lado de fora, sem sucesso.
MTE/MPS
Ontem, os servidores em greve do MTE/MPS passaram a manhã concentrados em frente à sede do órgão e à tarde participaram de ato no Planejamento (bloco K).
MPlanejamento
Os servidores em greve do Ministério do Planejamento passaram a manhã de ontem nas concentrações dos blocos C e K. À tarde, participaram do ato organizado pelos servidores em greve da Funai, Incra, MDA, Conab e Embrapa.
MJustiça
Os servidores do Ministério da Justiça participaram ontem do ato em frente ao Planejamento, organizado pelos órgãos da segurança alimentar.
Funasa Presidência
Ontem, os servidores da Funasa Presidência mantiveram a concentração na portaria do órgão. Hoje, o setor participa de ato em frente ao bloco C da Esplanada dos Ministérios.
Hospital das Forçar Armadas
Os servidores e empregados públicos do Hospital das Forças Armadas, em greve desde o dia 29/06, participam hoje de ato no MPlanejamento. O setor luta por reestruturação do Plano de Carreira.
ATIVIDADES DA GREVE
:: Quinta-feira (5/07)
7h – Piquete na portaria dos órgãos em greve
10h – Ato em frente ao bloco C para acompanhar a reunião com o secretário de Relações do Trabalho do MPlanejamento, Sérgio Mendonça
:: Sexta-feira (6/07)
7h – Piquete na portaria dos órgãos em greve
10h – Assembleia-geral no Espaço do Servidor
11h30 – Bandeiraço na Esplanada dos Ministérios
Fonte: DG 5/07/12