Sindsep-DF repudia decreto que autoriza contratação de fura-greve

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Os servidores de Brasília realizaram uma marcha ontem na Esplanada dos Ministérios de repúdio ao Decreto 7777/12, que autoriza a contratação de servidores estaduais, municipais ou de empresas de terceirização para substituir os grevistas. Organizada pela CUT, a manifestação integra as atividades do Dia Nacional de Luta do funcionalismo público, e terminou com um ato na Praça dos Três Poderes.

Durante o ato, os representantes da CUT, Sindsep-DF, Condsef, Sintfub, Sindprev-DF, ASIBGE, Fasubra, Fenasp e CNTSS, protocoloram no Supremo Tribunal Federal (STF) uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) pela revogação do Decreto 7777/12. Em nota oficial, a CUT critica a postura do governo de atacar o direito legítimo de greve dos servidores federais, em vez de estabelecer negociações efetivas com a categoria que levem ao fim do impasse. A CUT alerta ainda que a substituição de servidores por pessoal não qualificado para exercer funções de atribuições da União “ainda que de forma transitória, pode colocar em risco a saúde, a segurança da população e a própria soberania nacional”.

Os servidores entendem que o decreto é mais uma das muitas tentativas frustradas do governo de enfraquecer o movimento grevista, as quais vêm ocorrendo constantemente desde o início da Campanha Salarial de 2012. Por isso, ao longo dessa semana foram inúmeras as atividades que cobraram da presidenta Dilma Rousseff a abertura de verdadeiras negociações que levem ao atendimento das reivindicações.

Para manter a mobilização mais forte, especialmente na semana que vem – quando o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, se comprometeu a apresentar a proposta financeira aos setores em greve e mobilizados –, o Comando Geral de Greve do DF se reúne hoje, às 10h, no auditório do Sindsep-DF para definir ações de mobilização e organizar a participação dos servidores nas atividades nacionais convocadas pela Condsef e demais entidades que compõem o Fórum Nacional, com a Marcha a Brasília (15/08) e o Acampamento da Greve (13 a 17/08).

Participaram do ato servidores dos ministérios da Agricultura (MAPA), da Defesa, do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Educação (MEC), do Esporte, da Fazenda, do Planejamento, da Saúde, do Trabalho e Emprego (MTE), Arquivo Nacional, ENAP, Funai, Funasa, Hospital das Forças Armadas (HFA) e Incra.

Meio Ambiente/Cultura
Café da manhã conjunto
Os servidores do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBio, do Ministério da Cultura (MinC) e órgãos vinculados realizam um café da manhã conjunto na segunda-feira (13/08), a partir das 8h30. A atividade faz parte da agenda de mobilização conjunta organizada pelo Sindsep-DF, a Assemma, a Asminc e a Asibama-DF, contra o descaso do governo com os servidores que atuam na área da cultura e do meio ambiente. Às 10h, os servidores realizam assembleia para intensificar a luta pelo atendimento das reivindicações.

Calendário de Mobilização
Hoje
:: Piquete de mobilização na portaria dos órgãos em greve
:: Reunião do Comando Geral de Greve-DF, às 10h, no auditório do Sindsep-DF, para definir as ações de intensificação da Campanha Salarial para a próxima semana
13 a 17/08
:: Acampamento Nacional da Greve na Esplanada dos Ministérios
15/08 (quarta-feira)
:: Marcha Nacional a Brasília
17/08 (sexta-feira)
:: Plenária Unificada de todas as Entidades Nacionais na Esplanada dos Ministérios

Hospital das Forças Armadas
Ontem, os servidores do HFA participaram de ato convocado pela CUT e Sindsep-DF em repúdio ao Decreto 7777/12. Hoje, o setor se organiza para um ato em frente ao Planejamento (bloco C) para cobrar do governo o agendamento de reunião para discutir a reestruturação do plano de carreira do setor.

MSaúde/Funasa
Hoje, os servidores do Ministério da Saúde e da Funasa realizam um café da manhã coletivo na concentração da greve. Às 10h30, o setor assiste à palestra sobre “Orçamento Público”, com foco na auditória cidadã da dívida, com a auditora Maria Lúcia Fatorelli. Ontem, o setor participou de ato pelo fim dos ataques ao direito de greve dos servidores públicos federais.

Ministério do Trabalho e Emprego
Os servidores do MTE tem participado de todas as atividades convocadas pelo Sindsep-DF. No dia 8/08, o setor participou de ato durante a abertura da I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD), em que os servidores cobraram do ministro Gilberto Carvalho o atendimento das reivindicações. Ontem, os servidores marcaram presença no ato pelo Dia Nacional de Luta do funcionalismo público.

Fonte: DG 10/08/12





print
Compartilhar:

Anexos