Sindsep-DF apura denúncias sobre condições de trabalho que expõem servidores a contaminação pela Covid-19

Enquanto a recomendação do Ministério da Saúde para a contenção e combate ao Novo Coronavírus é o isolamento social, diversos órgãos da administração direta e indireta do Executivo Federal continuam exigindo a presença de seus servidores e trabalhadores terceirizados nos órgãos, mesmo sendo possível a adoção do teletrabalho.

O Sindsep-DF tem recebido diversas denúncias de servidores que se sentem vulneráveis a Covid-19, visto que os órgãos que trabalham não adotaram as medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o distanciamento dos trabalhadores nas estações de trabalho, disponibilidade de álcool em gel, disponibilidade de máscaras, entre outros.

Para acolher estas denúncias e fazer um levantamento das condições de trabalho dos servidores durante a pandemia, especialmente no período de isolamento social, o sindicato criou um canal direto de comunicação com os servidores por meio do seu site (Fale Conosco) ou do telefone: 99223-8312. Os dados dos servidores serão mantidos em sigilo.

Um dos casos em apuração no momento é no Ministério do Turismo, que tem entre seu corpo funcional uma vítima da Covid-19, que faleceu no dia 3 de abril. Segundo relatos, a servidora, de 61 anos de idade, trabalhou presencialmente no Ministério poucos dias antes de ser internada no Hospital Alvorada, dia 29 de março.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *