Servidores não aceitam mais cortes e querem o copo cheio

11.07 – A Plenária Nacional da Condsef autorizou a negociação de melhorias em tabelas salariais para setores como PGPE e PST, nos moldes das tabelas do Plano Especial de Cargos do FNDE, já que estas apresentam importantes mecanismos que são reivindicados pela maioria das categorias do Executivo, como Retribuição de Titulação e Gratificação de Qualificação para servidores dos níveis superior e intermediário, respectivamente, da mesma maneira como tem direito os servidores de Ciência e Tecnologia. A Plenária Nacional reafirmou a luta pela isonomia dos benefícios entre os Três Poderes.

13.07 – A proposta foi protocolada no Ministério do Planejamento com a intenção de que seja enviada ao Congresso Nacional em tempo de ser incluída no orçamento 2010.

16.07 – A Condsef participou de reunião no Ministério do Planejamento para cobrar acordos e compromissos pendentes, como o aumento dos benefícios e da contrapartida do governo nos planos de saúde e dialogar a respeito da referida proposta protocolada no dia 13.07. O governo comprometeu-se a avaliar a proposta de tabela, mas lançou uma ameaça, a orientação é cortar gastos.

22.07 – Ocorrerá uma nova reunião entre os servidores e o governo. As pendências dos GTs farão parte da pauta.

Cortes? Só se forem nos benefícios dos grandes empresários
A ameaça de cortes feita pelo governo, dia 16.07, mais do que nunca, reforça a necessidade dos servidores intensificarem a mobilização em torno da bandeira da Campanha Salarial 2009 e ficarem atentos a todo o processo de negociações e de cumprimento dos acordos e compromissos assumidos pelo governo. As reivindicações apenas serão conquistadas a partir da pressão dos servidores. O Sindsep-DF e demais sindicatos filiados a Condsef continuarão cobrando do governo o cumprimento dos acordos, atendimento das reivindicações dos setores do Executivo e da Campanha Salarial 2009.

Dia Nacional de Luta
Assim como em diversos estados, em Brasília, servidores de 21 setores do funcionalismo marcaram presença no Espaço do Servidor, dia 15 de julho. Representantes de cada setor fizeram relatos a respeito das suas lutas específicas e exigiram, mais uma vez, a isonomia dos benefícios e das diárias entre os poderes. Os relatos, alguns emocionados, devido as injustiças sofridas, demonstraram que os setores são submetidos a dificuldades semelhantes nas negociações com o governo.

Cada um dos presentes, de acordo com orientação do secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Neves, saiu com o compromisso de mobilizar seus setores para os próximos atos e intensificar a luta até o cumprimento de todos os acordos, reabertura das negociações das tabelas e atendimento dos eixos da Campanha Salarial 2009, como o aumento dos benefícios e antecipação das tabelas de 2010 e 2011 para 2009, lembrando que, ao pagar as parcelas de julho, o governo cumpre apenas uma parte dos seus compromissos.

A vice-presidente da CUT-DF e diretora do Sindsep-DF, Cleusa Cassiano, aproveitou para alertar os servidores a respeito da pretensa CPI da Petrobras, que, na verdade, pretende manter a legislação que permite leiloar e privatizar o petróleo brasileiro e bloquear a campanha por um novo marco regulatório.


Fonte: EG 337

print
Compartilhar: