Servidores do Incra em luta pela reestruturação da carreira

Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) realizaram na manhã de hoje (05) ato pelo Dia Nacional de Luta pela reestruturação e fortalecimento da carreira. A atividade em frente ao edifício Palácio do Desenvolvimento, sede do Incra, reuniu dezenas de servidores e contou com a presença dos deputados federais Airton Faleiro (PT/PA) e Érika Kokay (PT/DF).

Organizado pelo Sindsep-DF – em conjunto com a Assera/BR (Associação dos Servidores da Reforma Agrária em Brasília), a CNASI (Associação Nacional dos Servidores Públicos Federais Agrários) e o SindPFA (Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários) –, o ato ratificou a importância de reestruturar a carreira do Incra como forma de fortalecer a política de reforma agrária e de desenvolvimento rural sustentável.

O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, destacou a importância da reestruturação da carreira para o fortalecimento do Incra. “O Incra foi um dos órgãos que sofreu com o sucateamento nos governos Temer e Bolsonaro. Para evitar a evasão funcional é imprescindível reestruturar a carreira e realizar novos concursos públicos. Na nossa avaliação, as vagas disponibilizadas no Concurso Nacional Unificado são positivas, mas insuficientes para o recompor a força de trabalho em todo o país”, afirmou Neves.

Os servidores aprovaram a realização de novo ato na segunda-feira, dia 19, às 10h, em frente ao bloco C da Esplanada dos Ministérios, para cobrar simultaneamente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) a reestruturação da carreira. “É importante a sinalização positiva do presidente do Incra, César Fernando, mas sabemos que para a proposta avançar, é necessário também o apoio do ministro Paulo Teixeira, deputado federal licenciado pelo PT”, concluiu Neves.

Vale lembrar que a proposta de reestruturação da carreira do Incra também já foi encaminhada para discussão na Mesa Setorial de Negociação Permanente do MGI, em reunião realizada no dia 30 de outubro. Uma nova rodada de negociação está prevista para o dia 14 de março.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *