Servidores da Funai entram em greve e cobram da direção do órgão ações efetivas no Vale do Javari

Os servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) entraram em greve nesta terça-feira (14). A concentração da greve nesta manhã foi em frente ao Ministério da Justiça. Os servidores exigem maior empenho e celeridade das autoridades nas buscas pelo servidor e indigenista Bruno Pereira e pelo jornalista Dom Phillips, desaparecidos no Vale do Javari desde o dia 5 de junho.

14/06/2022: servidores da Funai em greve em frente ao Ministério da Justiça

Em assembleia unificada convocada pelo Sindsep-DF, a Condsef, a INA (Indigenistas Associados) e a Ansef (Associação Nacional dos Servidores da Funai), realizada ontem (13), os servidores aprovaram a greve, em função da direção da Funai não ter respondido a três reivindicações emergenciais da categoria:

a) Retratação pelo presidente do órgão, Marcelo Xavier da Sival, em relação as suas declarações difamatórias sobre o jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, e a afirmação de que as informações fornecidas pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) são ‘inverídicas’.

b) Constituição e envio imediato da Força Nacional para a proteção na região do Vale do Javari e garantia de segurança dos servidores que trabalham na área, ameaçada por garimpos ilegais, pelo tráfico de armas, roubo de madeira, caça e pesca ilegais, entre outras questões.

c) Constituição e envio de uma força tarefa dos servidores para auxiliar os atuais servidores trabalham no Vale do Javari e que estão em sistema de exaustão em função dos acontecimentos.

Ato em frente ao Ministério da Justiça

Desde o desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira, o Sindsep-DF presta solidariedade e apoio aos servidores da Funai, disponibilizando toda a estrutura necessária para a realização de atos, vigílias e assembleias. “Estamos acompanhando os servidores e participando de todas as atividades, bem como cobrando das autoridades, da direção da Funai e da Presidência da República, uma resposta aos anseios dos servidores e de todo o povo brasileiro”, afirmou Gediel Júnior, coordenador da Secretaria de Comunicação e Imprensa do Sindsep-DF.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *