Seção Resistência no Planejamento é reinaugurada

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Foi reinaugurada na tarde desta quarta-feira (13/07) a Seção Sindical do Sindsep-DF no Ministério do Planejamento (Bloco C), agora localizada no subsolo do órgão, em frente à lanchonete. O novo espaço ganhou o nome de “Resistência”, em lembrança à ocupação de mais de 48 horas organizada pela direção do sindicato para impedir o despejo da Seção Sindical.

O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, deu início a solenidade com a exibição de um vídeo gravado pela equipe do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) durante a ocupação da antiga Seção. Além de Pimenta, o vídeo traz um depoimento da também deputada federal Érika Kokay (PT-DF), da coordenadora da Secretaria de Formação, Miriam Vaz Parente e de Neves. Ambos conduziram junto à direção do MPOG as negociações para a manutenção do sindicato no bloco C.

Em seguida, Neves passou a placa com a indicação da “Seção Sindical Resistência” a servidora aposentada do MPOG, Cleusa Cassiano, que foi uma das pioneiras na luta para a conquista da instalação da primeira Delegacia Sindical no órgão, há mais de 20 anos. Atualmente, Cleusa integra a Executiva da Condsef e da CUT Brasil. Mas, para homenagear os combativos companheiros que dormiram duas noites na Seção Sindical, Cleusa devolveu o privilégio da reinauguração do espaço ao secretário-geral.

Em sua intervenção, Neves fez questão de enaltecer a importância da manutenção da Seção Sindical, mesmo em uma sala menor e com condições ainda precárias, pois o espaço não tem janela e nem ar-condicionado, e também não conta com linha telefônica e acesso à internet. “O fundamental neste ato simbólico é manutenção do espaço físico que representa o Sindsep-DF dentro do local de trabalho. Imaginem que o governo golpista tentou despejar o sindicato para colocar no lugar que ocupava antes a comissão responsável pelos Processos Administrativos Disciplinares (PADs). Isso é uma demonstração clara das intenções do governo golpista. Mas nós resistimos. E, embora estejamos em um espaço menor, daremos continuidade à organização do sindicato nos locais de trabalho. Essa Seção serve também para dar ânimo e estímulo aos servidores na luta contra o golpe”, declarou.

A vice-presidente da CUT-Brasília, Magnete Barbosa Guimarães, parabenizou o Sindsep-DF pela luta e pela conquista. “Essa é uma reinauguração simbólica, pois na verdade o que estamos fazendo hoje é reafirmando a importância da organização sindical no local de trabalho”, declarou. Para a Meg, caso o sindicato não conseguisse reverter o despejo, o governo golpista seguiria com o projeto de expulsar todas as demais representações das Seções Sindicais do Sindsep-DF nos locais de trabalho. “É preciso ressaltar que o golpe não é apenas contra o mandato da presidente Dilma, eleita democraticamente com mais de 54 milhões de votos. Mas contra todas as organizações da classe trabalhadora. O que o governo tentou fazer com a Seção Sindical é o que ele pretende fazer com todos os sindicatos.”, afirmou.

A representante da Condsef, Cleusa Cassiano, lembrou que a Seção Sindical é um ponto de referência do sindicato dentro do órgão e isso incomoda o governo. “Estamos dentro de um órgão responsável por conduzir as negociações com os sindicatos para as conquistas dos servidores. A Secretaria de Relações do Trabalho tem o papel de zelar pela redemocratização das relações com o trabalhador. E o governo golpista está indo na contramão desse papel. A Seção é o nosso referencial para nos organizarmos no sentido de fazer o embate e o combate ao governo golpista e a direção do Planejamento”, afirmou.

Também estavam presentes na atividade os diretores João França Lopo (coordenador da Secretaria de Assuntos Jurídicos); Mirian Vaz Parente (coordenadora da Secretaria de Formação); Thereza Chistina de Alencar (coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora); Valda Eustáquia Cardoso de Souza (coordenadora da Secretaria de Filiação e Política Sindical); Carlos Alberto Fernandes de Alencar (adjunto da Secretaria de Estudos Socioeconômicos e Empresas Públicas e delegado sindical no MPOG); Isanete Soares de Oliveira (adjunta da Secretaria de Organização e Patrimônio); José Francisco dos Santos (adjunto na Secretaria de Relações Intersindicais e Parlamentares) e Reginaldo Dias da Silva (adjunto na Secretaria de Relações Intersindicais e Parlamentares).

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar: