Retrospectiva 2013: Lutas e Vitórias

O ano de 2013 foi cheio de desafios para a classe trabalhadora. Com a acentuação da crise do sistema capitalista, o governo mais uma vez tentou jogar o ônus nos ombros dos trabalhadores. No serviço público não foi diferente. Insistiram para aprovar o PL 4.330/04 (que terceiriza até a atividade-fim no serviço público) e buscaram inviabilizar a greve por meio de um projeto de “regulamentação” do direito de greve (cujas discussões foram adiadas para fevereiro de 2014, graças à pressão dos sindicalistas). Paralelo a isso, há setores do governo que, intolerantes com a atividade sindical, chegaram a demitir o diretor do Sindsep-DF, Reginaldo Dias da Silva, situação que foi revertida graças a ação do sindicato. 

O Ministério Planejamento também manteve, apesar dos protestos dos servidores, a reposição das horas da greve de 2012, como forma de punir os grevistas e coibir novos movimentos paredistas. Mas, como diz o ditado popular “o tiro saiu pela culatra”. As mobilizações em diversos locais de trabalho ficaram ainda mais intensas e setores como o Hospital das Forças Armadas (HFA) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) fizeram mais de 40 dias de greve, evidenciando uma total disposição de luta.

Mas uma das principais vitórias do funcionalismo em 2013 foi realmente o fortalecimento da unidade da categoria, reforçada inclusive nas urnas com a eleição da chapa cutista “Unidade para Intensificar a Luta” para a gestão 2013-2016 do Sindsep-DF, com 71,14% dos votos. Uma demonstração de que os servidores aprovam a proposta da direção do sindicato – que teve sua composição renovada em 35%, inclusive com o ingresso de jovens sindicalistas – de lutar lado a lado com os trabalhadores do campo e da cidade, unindo os setores público e privado, na busca do atendimento das reivindicações da classe trabalhadora.

Vale lembrar que foram todos os interesse que afetam a classe trabalhadora que levou o Sindsep-DF a alertar os servidores sobre os riscos da judicialização da política e dos ataques aos direitos democráticos (aprovação da AP 470) e da criminalização dos movimentos sociais (excesso de PADs no serviço público), temas abordados em diferentes e polêmicos editoriais da direção.

Outras importantes conquistas, como a assinatura do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) dos novos empregados públicos da VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A e as ações vitoriosas movidas pelo Sindsep-DF na Justiça e que geraram pagamentos a milhares de filiados, entre tantas outras, também estão relatadas nas próximas páginas da nossa Retrospectiva de 2013.

Nosso objetivo é, através das lutas e vitórias contadas no EG 459 (acesse aqui o PDF ou leia as matérias nos links abaixo), injetar ânimo novo nos servidores, tanto os jovens como os já experientes, para enfrentar as batalhas que virão em 2014. Os desafios são muitos, é verdade. Mas com unidade, garra e persistência, a vitória com certeza é garantida.

Sindicato promove debates
Sindsep-DF reverte demissão de sindicalista
Danos morais: diretora ganha ação
Em defesa dos planos de autogestão
Perdas irreparáveis (obituário)
Servidores elegem nova direção
Campanha Salarial 2013
Greves no DNIT e HFA
Eventos realizados em 2013
Giro nos Locais de Trabalho
VALEC conquista ACT
Atendimento jurídico mais perto do servidor
Vitórias Judicias & Novas Ações
Convocação de
servidores

Convocação de herdeiros
O Sindsep-DF nas lutas gerais
Reajuste da PASUS
FNDE e INEP conquistam progressão
FNDE: Dois pesos e duas medidas

Fonte: EG 459

print
Compartilhar: