Reajuste da PASUS a caminho

No dia 11/01, os diretores do Sindsep-DF, César Melchiades, José Ribamar Costa Anchieta e Ivanildo Francisco de Melo, se reuniram com a secretária-adjunta da Secretaria de Planejamento e Orçamento do GDF (SEPLAN), Wanderly Ferreira da Costa, para tratar do reajuste da Parcela Autônoma de Integração ao Serviço Único de Saúde do DF (PASUS).

A secretária-adjunta afirmou que existe a possibilidade de o reajuste ser concedido ainda este ano, principalmente porque o percentual de recursos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para a concessão de reajuste aos servidores do GDF aumentou. Ela também pediu para que o sindicato mantenha contato permanente com a SEPLAN, a Secretaria de Administração Pública (SEAP) e a Câmara Legislativa, no sentido de viabilizar a aprovação do pleito.

Os sindicalistas lembraram que o reajuste da PASUS já conta com o apoio do deputado distrital Wasny de Roure (PT-DF) que recebeu a direção do Sindsep-DF para discutir o tema um pouco antes de ser eleito presidente da Câmara Legislativa (biênio 2013/2014), em 5/12/12. Na ocasião, Wasny se comprometeu a levar a questão para a pauta da reunião que com a Secretaria de Administração do GDF em que discutiria o Orçamento de 2013.

Atualmente, a PASUS é percebida por 1.036 servidores da Funasa e do Ministério da Saúde cedidos à Secretaria de Saúde do DF, sendo 25 de nível auxiliar (20 deles do MS e cinco da Funasa); 936 de nível intermediário (780 do MS e 156 da Funasa) e 75 de nível superior (74 do MS e um da Funasa).

Existem duas propostas de reajuste para a PASUS, que foram aprovadas pelos servidores do MS e Funasa em assembleia do Sindsep-DF. A primeira é baseada no índice de reajuste dos servidores da Secretaria de Saúde do DF, que tem um montante anual aproximado de R$ 33 milhões. Já a segunda tem valores baseados no reajuste do salário mínimo, com orçamento anual de R$ 22 milhões.
A direção do Sindsep-DF vai continuar em permanente contato com o GDF para dar continuidade às negociações para o reajuste da PASUS. O momento é de mobilização dos servidores que devem se manter informados e preparados para a luta de 2013.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF


print
Compartilhar: