Por uma MP contra as demissões
Trabalhadores vindos de todas as regiões do país participaram dia 26.08 de um ato político que precedeu a entrega de um abaixo-assinado dirigido ao presidente Lula pela edição de uma medida provisória que proíba, em caráter emergencial, as demissões no setor privado justificadas pela crise.
Durante toda a manhã, as delegações com representantes dos trabalhadores rurais, movimentos de jovens, sindicalistas, entre outros setores, ficaram concentradas no Espaço do Servidor (Esplanada dos Ministérios, entre os blocos C e D). Na ocasião, Júlio Turra, dirigente da CUT Nacional, fez um histórico da situação política que desencadeou a mobilização dos trabalhadores.
À tarde, os manifestantes realizaram uma marcha até o Anexo II do Palácio do Itamaraty, mais conhecido como “bolo de noiva”, e entregaram pessoalmente o abaixo-assinado com mais de 43 mil assinaturas ao ministro José Múcio, da Secretaria de Relações Institucionais. A delegação, acompanhada dos deputados Fernando Nascimento (PT-PE) e Geraldo Magela (PT-DF), reforçou a posição de que os trabalhadores não pagarão pela crise. O ministro Múcio disse que além de entregar o documento ao presidente Lula, também tentará agendar uma audiência com o presidente para os trabalhadores fazerem a entrega oficial. Múcio também ficou de levar o abaixo-assinado ao secretário-geral da Presidência Luiz Dulce, responsável por esse tipo de demanda.
Ao final, os trabalhadores decidiram manter a mobilização, com a coleta de novas assinaturas e a pressão junto aos parlamentares e ao Planalto, até que o pleito seja atendido.
Fonte: EG 343