PGPE: Seminário analisa organização sindical e diretrizes do plano de carreira
O debate realizado no Seminário do PGPE (Plano Geral de Cargos do Poder Executivo), dia 25.06, no auditório do MCT, superou as expectativas. Na abertura, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Neves, explicou o funcionamento das instâncias deliberativas do sindicato e da Condsef, demonstrando a superioridade do sindicato geral como forma de organização da categoria.
Em seguida, Júlio Turra, dirigente da CUT Nacional, traçou um amplo histórico das diversas fases do movimento sindical brasileiro. Lembrou o sindicalismo livre, do início do século 20, dos trabalhadores imigrantes, com forte influência anarquista. Explicou o advento do sindicalismo atrelado ao Estado (chamado de corporativismo) durante o governo Vargas, na década de 1930, baseado no imposto sindical e na unicidade. E, finalmente, concentrou sua exposição no período em que, ainda durante a ditadura, os trabalhadores brasileiros, na luta por suas reivindicações, buscaram se organizar de maneira independente. Foi esse movimento, em ruptura com o sindicalismo atrelado ao estado, que deu origem à CUT e, depois, ao Sindsep-DF e à Condsef.
No início da tarde, Edison Cardoni, diretor da Condsef e do Sindsep-DF, apresentou as tabelas remuneratórias do PGPE. Na sequência, o advogado Luis Fernando, assessor jurídico da Condsef, desenvolveu as diretrizes do Plano de Carreira na ótica dos servidores. Reforçou a defesa de que avaliações de desempenho devem servir para progressão na carreira, identificação de necessidades de treinamento e mesmo realocação do servidor, mas nunca para efeitos punitivos ou meramente remuneratórios. Explicou as origens do PGPE e detalhou cada elemento que deve compor a política das carreiras de pessoal, destacando as dificuldades que os servidores vêm enfrentando com o governo na discussão de temas como a racionalização de cargos.
Satisfeitos com os debates, as dezenas de delegados sindicais e filiados presentes ao Seminário reivindicaram mais atividades como essa. As apresentações foram gravadas e serão disponibilizadas para acesso dos filiados.
Já como resultado do Seminário, está marcada para esta terça-feira, dia 30.06, às 16h30, no auditório do Sindsep-DF, reunião para definir um calendário de assembleias nos órgãos integrantes do PGPE visando a preparar o Dia Nacional de Luta, em 15 de julho.