O futuro da Valec e de seus trabalhadores é tema de audiência pública na CTASP da Câmara
O futuro da Valec e de seus trabalhadores é tema de audiência pública na CTASP da Câmara
A participação do Governo Federal no setor ferroviário do Brasil, a situação dos empregados da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A e a possível extinção da empresa são tema de debate na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (25), às 14h, no Plenário 2, Anexo II.
Solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF), a audiência pública é também interativa, será transmitida ao vivo pelo portal e-Democracia e desde agora os internautas podem contribuir com perguntas e sugestões. Acesse aqui a página do portal.
Empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura, a Valec é uma importante e estratégica empresa para o povo brasileiro e a soberania nacional, especialmente num país tão grande e tão carente de malha ferroviária – sistema de transporte mais rápido e até mais barato que o rodoviário. “É por isso, que é totalmente errado o governo avaliar a Valec tão somente pela sua capacidade de gerar lucro, o que pode ser facilmente ser contornado por uma administração mais eficiente, em vez de simplesmente extinguir o órgão e, com isso, deixar de fomentar políticas públicas voltadas para a construção e exploração da infraestrutura ferroviária”, argumenta o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves.
A empresa conta hoje com 715 empregados públicos, além dos empregados das empresas absorvidas por ela (GEIPOT – Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes inicia, extinta pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello; e a Rede Ferroviária Federal S/A, extinta no governo FHC).