Nota de Repúdio

O Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF) vem a público manifestar seu veemente repúdio à tentativa de alguns militantes políticos da base da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) de impedir a assembleia do Sindsep-DF na manhã desta terça-feira (30/05), no Hospital Universitário de Brasília (HUB), com os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

Em uma atitude totalmente antissindical, eles tentaram tumultuar a assembleia e se recusaram a assinar a lista de presença. Aos gritos, chamaram a segurança do hospital para tentar suspender a atividade. A polícia também foi acionada e acabou por repreender a ação dos tumultuadores.

A assembleia estava discutindo assuntos de interesse dos trabalhadores da EBSERH lotados no HUB, tais como a proposta da direção da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023/2024 e a reivindicação de que o cálculo do adicional de insalubridade passe a incidir sobre o Vencimento Básico e não sobre o salário mínimo, como ocorre atualmente.

A direção do Sindsep-DF considera lamentável que nos tempos de hoje, após a destituição de um governo de extrema direita, os trabalhadores e uma organização sindical adotem práticas antidemocráticas para impor sua vontade e representatividade aos trabalhadores. Embora seja um sindicato geral de servidores e empregados públicos do Executivo Federal, o Sindsep-DF defende a livre associação dos trabalhadores e jamais, em 35 anos de história, buscou interferir na autonomia de organização de sua base. O Sindsep-DF também não concorda com a interferência da polícia em qualquer atividade sindical dos trabalhadores.

Participavam da assembleia, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, e os diretores Paulo de Sousa (que também é empregado público no HUB), Valda Eustáquia e Aristides Neves; o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo, e os diretores Edison Cardoni e Carlos Alberto de Almeida; e o advogado do Sindsep-DF, Bruno Paiva.