MTE: Atos em diversos pontos agitam Brasília

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

O dia de ontem foi de muita mobilização dos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) em vários pontos de Brasília.

Pela manhã, com a presença de servidores de diversos estados em greve, a categoria se concentrou no Acampamento da Greve, em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, na Esplanada dos Ministérios. Buzinas, apitos, faixas e palavras de ordem ajudaram os cerca de 500 servidores a cobrar do ministro Carlos Lupi uma solução para a greve, iniciada dia 05.

Por volta do meio-dia, o setor se juntou aos servidores da Funasa em um ato em frente ao Anexo IV, da Câmara dos Deputados, que contou com uma farta distribuição de mil coxinhas. O objetivo era chamar a atenção dos parlamentares que por ali passassem para um problema que afeta todo o Executivo Federal: o valor defasado do auxílio-alimentação, que no DF e região é de apenas R$ 7,36 por dia. Como uma refeição completa (salada, prato principal, bebida não alcoólica e sobremesa) em Brasília custa em média de R$ 18,49, segundo pesquisa publicada no jornal O Globo, o benefício ganhou o apelido de vale-coxinha. O reajuste do auxílio-alimentação é uma das reivindicações gerais do funcionalismo do Executivo, pois já está com o valor congelado desde 2004.

À tarde, a onda de protestos continuou. Desta vez, os servidores em greve fizeram barulho em frente ao Ministério do Planejamento (bloco K), onde fica o gabinete do ministro Paulo Bernardo. O ato encerrou com a presença dos deputados Fernando Nascimento (PT/PE) e Maurício Rands (PT/PE), que se comprometeram mais uma vez a intermediar as negociações com o governo solicitando ao ministro do Planejamento que atenda aos servidores.

Hoje continuam as atividades de pressão. Com concentração no Acampamento da Greve, em frente à sede do MTE. No dia 10 de dezembro, será realizada uma audiência pública, às 16h, na Câmara dos Deputados. Requerida pelo deputado Jovair Arantes (PTB/GO), a audiência irá discutir a situação do plano de carreira dos servidores do MTE.

Pauta de reivindicações do setor:
– Plano de carreira específico;
– Melhoria das condições de trabalho;
– Regulamentação da jornada de 30 horas semanais, sem redução de salários
– Ampliação do atendimento ao público de 12 horas ininterrupto;
– Desenvolvimento de política de treinamento e capacitação permanentes;
– Ampliação das vagas do órgão com contratação dos remanescentes do último concurso;
– Paridade salarial entre ativos, aposentados e pensionistas;
– Isonomia do auxílio-alimentação com o Judiciário;
– Retorno do regime de solidariedade nos descontos da Geap, com valores compatíveis com os salários dos servidores;
– Garantia de melhoria na qualidade do atendimento.

Fonte: Imprensa Sindsep-DF

print
Compartilhar: