Morre um dos fundadores do Sindsep-DF

Faleceu na madrugada do dia 27.10, José Fernandes de Farias, um dos fundadores do Sindsep-DF e da Condsef. Contemporâneo de Francisco Zóccoli e das lideranças que construíram o Sindsep-DF, Farias era presidente da Associação Nacional dos Servidores da Cibrazen (ANSEC) em 1987 e 1988, quando fervilha o entusiasmo, a coragem e a luta de muitos para construção de um sindicato forte e solidário com as lutas dos trabalhadores públicos.

À frente da ANSEC, associação que tinha estrutura física, financeira e de pessoal, ofereceu todo esse suporte à causa da construção do Sindsep-DF. Na sala de reunião da ANSEC foram feitas reuniões e debates entre as lideranças sindicais para preparações de lutas e organização dos trabalhadores públicos que varavam a madrugada. Telex, cartas, telefonemas e pessoal eram utilizados para a organização nacional dos sindicatos gerais da categoria. O apoio do Farias, à frente da ANSEC, foi fundamental naquele momento em que os recursos eram escassos e o Sindsep-DF dependia da solidariedade e da ajuda das organizações dos trabalhadores, como a ANSEC, para ter sucesso na sua construção e na propagação da ideia do sindicato geral forte e solidário, como é hoje.

Farias foi um dos baluartes na defesa dos trabalhadores da Conab, que surgiu com a fusão das Companhias Cibrazem, Cobal e CFP, em 1991. E, no momento de fragilidade dos trabalhadores da Conab e da própria empresa, recebeu a ajuda que precisava do Sindsep-DF e das muitas lideranças construídas naquela luta.

Sem nunca esmorecer, Farias e outras lideranças construíram novos instrumentos de defesa dos trabalhadores da Conab e fundaram a ASNAB, que por diversas vezes esteve à frente das lutas dos trabalhadores. Defendeu a manutenção de milhares de empregos na Conab nos governos privatistas de Collor e FHC. Em seu sepultamento muitas homenagens e agradecimentos dos trabalhadores por sua luta, doação de tempo e de vigor, o que fazia pelo simples prazer de estar ajudando na construção de uma sociedade justa e de respeito pelo trabalhador.

Incansável, sabia que devia ajudar em outros campos as lutas dos trabalhadores em geral, por isto era ardoroso militante e fundador do PT em Brasília-DF. Mesmo aposentado, continuou lutando para garantir direitos aos trabalhadores da Conab, defendendo a reforma da Cibrius por uma aposentadoria digna dos trabalhadores da Conab integrando, nessa que foi sua ultima missão, o Conselho de Administração do Cibrius. Farias deixa esposa e cinco filhos.
NOSSA SAUDOSA GRATIDÃO!

Fonte: EG 394

print
Compartilhar: