MMA/Ibama/Instituto Chico Mendes e SFB: Atos agitam a Esplanada dos Ministérios

Os servidores do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Instituto Chico Mendes e Serviço Florestal Brasileiro realizaram um buzinaço ontem em frente ao Ministério do Planejamento (bloco K). Os servidores começaram a ocupar o estacionamento do órgão por volta das 7h, com faixas, cornetas e rojões, para cobrar do ministro Paulo Bernardo uma solução para a greve.

Por volta das 10h30, os servidores fizeram uma marcha até o bloco B, sede do MMA, seguida até o bloco C, onde fica a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. Na mobilização, a categoria deixou claro ao governo que não será com o corte de ponto que a greve vai terminar, mas com o atendimento das reivindicações.

Em seguida, os servidores se dirigiram para o Itamaraty, onde o presidente Lula estava em reunião da Cúpula Brasil-Caribe. Novamente, com rojões, apitos e faixas, a categoria fez muito barulho exigindo a reestruturação da carreira de Especialista em Meio Ambiente e a transposição dos Agentes do PGPE para o PECMA. Como resultado, um assessor da Presidência procurou os grevistas pedindo para que eles fizessem silêncio para serem recebidos por algum outro assessor. Mas os servidores avaliaram que a interlocução teria que ser com o próprio Lula e mantiveram o barulho até o final da manhã.

À tarde, os servidores voltaram para o bloco K para, em vigília, acompanhar uma reunião entre as direções do MMA, Ibama, ICMBio e do Planejamento. Ao final, o secretário-executivo do MMA, José Machado, falou com os servidores e disse que o governo vai procurar o Comando Nacional de Greve para agendar uma reunião para retomar as negociações com o setor, interrompidas em 20.04, depois que a categoria apresentou, a pedido do Ministério do Planejamento, uma contraproposta que foi rejeitada pelo secretário de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, sob a alegação de que o governo não está aberto à discussão salarial. A expectativa dos servidores é que desta vez o governo apresente uma proposta que os atenda.

Hoje, 27.04, os servidores sairão em passeata do MMA sede, às 9h, até o gramado do Congresso Nacional, onde marcarão a sua luta. Em seguida farão manifestação no Congresso durante reunião da liderança do governo. No 28.04 voltarão ao Congresso em busca de apoio parlamentares – a concentração será às 9h entre os Anexos II e IV da Câmara dos Deputados. Nos dias 29 e 30.04 farão carreatas até o CCBB, com concentração às 8h, na sede do Ibama.

Fonte: Diário da Greve

print
Compartilhar: