MinC e órgãos vinculados: Greve no DF pode ser retomada

Os servidores do Ministério da Cultura e órgãos vinculados (Funarte, IPHAN, Biblioteca Nacional, Fundação Palmares e IBRAM) no DF podem retomar a greve a partir do dia 3 de outubro, caso as negociações com o governo não evoluam. Na próxima semana, a categoria deve se reunir em assembleia para avaliar o andamento das discussões para a valorização do plano de carreira, racionalização de cargos e a instituição de adicionais de Titulação e de Incentivo à Qualificação, fruto de acordo firmado com o governo em 2007 e que foi ratificado pelo Protocolo nº 1 (31/08), assinado entre a Condsef e a SRH/MPlanejamento.

Greve nacional
Os servidores do Rio de Janeiro, Pernambuco e Santa Catarina decidiram em assembleias na semana passada suspender a paralisação, mas manter a mobilização para acompanhar as negociações com o Ministério do Planejamento. Até o fechamento desta edição, não havia sido informada a decisão dos servidores de Minas Gerais, única categoria que até a sexta (16/09) permanecia em greve.

A greve nacional teve início no dia 22/08. Brasília aderiu ao movimento em 29/08. A forte paralisação no DF obrigou a ministra Ana de Hollanda a receber a categoria e forçou o Planejamento a abrir as negociações, que culminaram com a assinatura do Protocolo nº 1.

Fonte: EG 426

print
Compartilhar: