Incra: Servidores avaliam conjuntura política e decidem intensificar a luta pela carreira

Em assembleia conjunta do Sindsep-DF e da Assera/BR, realizada na segunda (8/05), os servidores do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária fizeram uma avaliação da conjuntura e decidiram intensificar a luta pelo plano de carreira específico.

A assembleia teve início com a apresentação da nova diretoria da Assera/BR – Associação dos Servidores da Reforma Agrária em Brasília, eleita para o triênio 2023/2025. Em seguida, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, informou sobre o andamento da Campanha Salarial 2023/2024, ressaltando a importância da reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), e dos reajustes salarial e do auxílio alimentação. “A retomada do diálogo com o governo para discutir nossas reivindicações é uma grande conquista que só foi possível graças ao nosso posicionamento nas urnas”, afirmou.

Neves também lembrou que a articulação das entidades sindicais, organizadas pela Condsef e pela CUT, foi que garantiu, ainda no governo de transição, a inclusão do reajuste dos servidores no orçamento deste ano. “Agora precisamos manter a nossa unidade em torno das pautas gerais do funcionalismo e específicas de cada setor para que possamos avançar. Precisamos incluir no orçamento de 2024, a reposição das perdas inflacionárias dos últimos seis anos e ainda um reajuste salarial real; além do aumento do auxílio alimentação e da contrapartida do governo para o plano de saúde do servidor”, comentou.

Segundo o secretário-geral, as entidades cobram do governo a reinstalação das Mesas Setoriais e Locais de Negociação Permanente. “Entendemos que a valorização dos servidores passa pela estruturação e reestruturação das carreiras, que serão debatidas nas mesas setoriais, mas também existem demandas que são locais, específicas dos servidores lotados no DF, por exemplo, que também precisam ser discutidas e solucionadas”, explicou.

Em relação ao plano de carreira, o secretário-geral reconheceu, como não poderia ser diferente, a legitimidade da assembleia convocada pela Seção Sindical do Sindsep-DF no Incra, e realizada no dia 9 de março de 2023, a qual aprovou uma proposta de plano de carreira, equiparando a remuneração dos servidores do Incra a do Ibama. Porém, é necessário compreender que o Sindsep-DF é um entre os 27 sindicatos gerais filiados à Condsef. Portanto, a confederação deverá convocar um encontro nacional dos servidores do Incra para buscar o consenso e a unidade em torno de uma única proposta de plano de carreira a ser encaminhada para o governo. Neste sentido, a Condsef também deve buscar a unidade com a CNASI – Confederação Nacional de Associações dos Servidores do Incra –, visando o fortalecimento da luta para aprovação do plano de carreira.

print
Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *