Incra: governo apresenta proposta de reajuste. Sindsep-DF convocará assembleia para servidores deliberarem
O governo apresentou ontem (24) proposta de reajuste aos servidores do Incra, durante a 4ª reunião da Mesa de Negociação Temporária e Específica do setor no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As novas tabelas foram encaminhadas pelo MGI à Condsef hoje e estão em análise pela equipe técnica da Confederação e do Sindsep-DF. Nos próximos dias, o Sindsep-DF e as demais entidades representativas dos servidores do Incra devem submeter a proposta à avaliação e deliberação da categoria.
Organizados pelo Sindsep-DF, em conjunto com a Assera-BR, o SindPFA e a Cnasi-AN, os servidores do Incra realizaram uma vigília ontem (24) em frente ao bloco C para acompanhar a reunião. Mobilizados há 21 semanas pela reestruturação dos planos de carreira, o setor realiza atos todas as segundas em frente à sede do órgão e também na Superintendência do DF e Entorno em Brasília. Em algumas atividades, chegaram a fechar temporariamente o acesso aos dois prédios.
A luta pelo fortalecimento do Incra, valorização dos servidores e em defesa da reforma agrária tem o apoio do presidente do Incra, César Fernando Schiavon Aldrighi, que recebeu as entidades representativas da categoria em reunião no último dia 17, além de movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais (MATR), o Movimento de Luta pela Terra (MLT) e a Frente Social Rural e Urbana (FSRU), entre outros.
O secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, ressalta que a valorização dos servidores é o principal caminho para o fortalecimento do Incra, imprescindível para ajudar o governo Lula a realizar a reforma agrária, uma das promessas de campanha que levou à sua eleição. “O Incra tem um papel primordial na execução da reforma agrária, mas sofreu com o desmonte nos dois governos anteriores. Por essa razão, a reestruturação das carreiras no Incra é urgente e necessária”, comentou Neves.
O Sindsep-DF recomenda que os servidores mantenham a mobilização e a unidade até a proposta e esta seja submetida à assembleia.