Greve DNIT e HFA
Greve no HFA
Em greve desde o dia 29 de julho, os servidores e empregados públicos do Hospital das Forças Armadas (HFA) prometem continuar com a paralisação até que o governo atenda a todas as suas reivindicações.
No dia 15/08, durante um ato em frente ao Ministério do Planejamento (bloco C), a direção do Sindsep-DF e uma comissão dos funcionários se reuniu com o secretário de Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, que se comprometeu a equiparar a tabela do PCCHFA com a do PGPE a partir de janeiro de 2014. Quanto ao retroativo dos valores a janeiro de 2013, ele ficou de apresentar uma proposta.
As demais reivindicações do setor permanecem em negociação, tais como: a criação de uma gratificação especial; a reestruturação do PCCHFA; e o retorno da carga horária de 30 horas semanais. Para pressionar o governo para o atendimento de suas demandas, o setor realiza constantes atos em frente ao Palácio do Planalto, ao Planejamento e na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG), em frente ao IML, além de manter a concentração em frente à entrada principal do hospital.
Greve no DNIT
Os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em greve desde o dia 25 de junho, enfrentam a truculência do governo – que descontou os dias parados na folha de julho. Ainda assim, a categoria mantém a paralisação nacional. No DF, os grevistas se reúnem diariamente em frente ao órgão e realizam atos e manifestações.
No dia 5/08, O Sindsep-DF conseguiu na Justiça uma liminar determinando a devolução dos valores descontados em folha suplementar, sob pena de multa e demais sanções aplicáveis ao descumprimento imotivado de decisão judicial. No entanto, dias depois, o presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da Primeira Região, Mário César Ribeiro, cassou a liminar deferida em favor dos grevistas pelo juiz federal Társis Augusto de Santana Lima, da 16ª Vara Federal do DF. Para garantir os salários, o sindicato vai entrar nos próximos dias com recurso.
Fonte: EG 457