Fora os bandidos da Conab! Respeito aos empregados! Negociação do ACT já!

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

A semana que passou trouxe à tona, das profundezas, mazelas antigas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A ferida que parecia cicatrizada, tinha apenas uma casca que se rompeu.

São interessantes as coincidências: há um ataque às entidades combativas de representação dos trabalhadores da Conab que sempre defenderam a Companhia, seus objetivos e seus trabalhadores e as mazelas da corrupção dentro da Conab. Não é mera coincidência. É tentativa de obter o silêncio dos trabalhadores da Conab, retirando seus sindicatos legitimamente constituídos, não apenas pela lei, mas por suas ações e bandeiras de lutas em favor da ética, do trabalho e do respeito ao cidadão brasileiro.

Por isto, era sintomático esta vontade de substituir e calar os Sindsep’s.

Na semana que passou o Sindsep-DF acampou em frente à Conab e cobra que todas estas mazelas sejam de uma vez por todas extirpadas da Conab. Nosso acampamento e nossas bandeiras tremularam para lembrar que estaremos cobrando as investigações, doa a quem doer, para investigar a malversação do patrimônio público gerido pela Conab, sejam bens ou recursos financeiros. Exigimos que os órgãos de controle e supervisão das estatais tenham pulso firme, não apenas para identificar os causos de hoje, mas para passar a limpo, sem ressentimentos, os causos de ontem.

O Sindsep-DF está preocupado e tomará todas as iniciativas, as mais enérgicas, no campo jurídico e político, para fazer valer, não a vontade da Conab que diz “que vem promovendo ações que visam preservar os direitos maiores de seu quadro funcional, no particular”. Ora, a ação certa e correta é abrir as negociações com sindicatos gerais imediatamente. A Conab afronta e desrespeita seus trabalhadores quando não aceita a Comissão de Negociação eleita pelas bases dos trabalhadores e pensa que irá negociar com uma “Comissão Técnica”, nomeada pela direção da Conab.

Para combater tal situação, os trabalhadores da Conab aprovaram em assembleia, dia 5/08, participação na Mobilização Nacional da CUT, na quarta, dia 10/08, para exigir que o presidente da CUT, Artur Henrique, leve o problema para a presidenta Dilma Rousseff.

Vale lembrar que o Acordo Coletivo 2009/2011 não estará em vigor apenas até 31 de agosto de 2011, como quer acreditar a direção, pois, em não havendo negociação e novo acordo assinado, o antigo não sumirá no abismo dos desmandos da Conab. Ele continuará em vigor.

Esta semana começa com mais denúncias e cada vez mais preocupantes. Não serão levadas para debaixo do tapete as denúncias, como quer o presidente do PMDB, que acredita que elas irão desaparecer como que por encanto. Nem será assim que ideias retrógadas de 1990, duramente combatidas pelos Sindsep’s ressuscitarão. Os trabalhadores da Conab sempre defenderam a empresa e garantiram o cumprimento de seus objetivos e a sua missão para mitigar a fome, a sede e socorro àqueles desassistidos de tudo e, garantir dignidade ao produtor, auxiliando com preços justos, com formação de estoques e dezenas de outras ações que norteiam as decisões do governo.

O Sindsep-DF está ao lado dos trabalhadores da Conab na defesa da empresa, contra os ataques inconseqüentes de políticos com “p” minúsculo que querem que os problemas sejam esquecidos. Exigiremos da presidenta Dilma solução deste imbróglio de décadas, com a apuração exemplar, extirpando de uma vez por todas estas mazelas e garantindo à Conab o exercício de seu dever, de sua missão.

Fonte: EG 422


print
Compartilhar: