Governo formaliza proposta de reajuste

Sindsep-DF convoca assembleia geral para quinta, 16, às 12h, no Espaço do Servidor

O governo oficializou nesta terça-feira (14) a proposta de reajuste linear de 9% sobre a remuneração total dos servidores federais, além de um aumento de R$ 200,00 no valor do auxílio alimentação, que passará para R$ 658,00, caso a proposta seja aceita, a partir de 1º de maio. As entidades representativas dos servidores têm até o dia 20 de março para responder ao governo.

Para deliberar sobre a proposta, o Sindsep-DF convoca os servidores de sua base, filiados ou não, para assembleia geral na quinta-feira, dia 16, no Espaço do Servidor (entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios), às 12h em primeira convocação, e às 12h30 em segunda convocação.

Embora reconheça que o percentual de reajuste está longe de repor as perdas salariais dos últimos anos, que chegam a 26,94% somente nos quatro anos de Bolsonaro, o secretário-geral do Sindsep-DF, Oton Pereira Neves, considera a proposta aceitável. “Diante do que está previsto no orçamento 2023, não temos opção além de colocar no bolso os 9% e manter a luta para recompor nossos salários integralmente em 2024. Mas, de qualquer forma, vamos aguardar a decisão da maioria para manifestar nosso posicionamento à Condsef”, afirmou.

As entidades que integram a Mesa Nacional de Negociação Permanente têm até o dia 20 de março, próxima segunda-feira, para dar uma resposta da categoria ao governo. No documento assinado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Eduardo Arbulu Mendonça, o governo reforça o compromisso com os demais itens formalizados no ofício de 16 de fevereiro, referente a pautas não remuneratórias, que inclui entre outras demandas a retirada da PEC 32/2020 da pauta do Congresso e a retomada das Mesas Setoriais de Negociação Permanente; além da definição até maio de um calendário de discussão das demais reivindicações dos servidores.

No documento, o governo também informa que o reajuste se dará por meio de Projeto de Lei. E que pra garantir o reajuste a partir de maio, também será necessária aprovação de Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) para alterar trecho da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023 no que se refere à despesa financeira.

print
Compartilhar:

Um comentário em “Governo formaliza proposta de reajuste

  • 16 de março de 2023 em 13:18
    Permalink

    Boa tarde!
    Eu, Antonio Vieira de Sousa/Funasa, eu sou a favor do 9%,, e mais 200 do auxilio alimentação, não é muito, mas já é alguma coisa, quantos anos estamos sem reajuste, eu aceito os 9% e os 200 reais.

    Att.,

    Antonio Vieira de Sousa
    FUNASA-DF

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *