Geap informa sobre reajuste de 5,5% em planos de 12 estados e o DF
Conad ainda vai discutir reajuste para 2021 nos planos tradicionais Saúde I e II, Clássico, Referência e Essencial
Geap informa sobre reajuste de 5,5% em planos de 12 estados e o DF
Condsef/Fenadsef
A direção da Geap enviou esclarecimentos sobre reajustes que foram noticiados na imprensa para tabelas dos planos de saúde “Para Você”. Esses são planos Geap estaduais. Em doze estados (AM, ES, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PR, RJ, RS e SC) e no Distrito Federal tais planos vão sofrer reajuste de 5,5%, abaixo da inflação médica.
As exceções ficam com os planos “Para Você” de Pernambuco – que teve a comercialização suspensa a pedido da operada – e agora terá reajuste de 30%. O plano da Geap sem cooparticipação, que também teve comercialização suspensa, teve reajuste de 45%. A justificativa é de que ambos estavam com valores muito defasados.
Reajustes em 2021
Já os planos tradicionais da Geap (Saúde I e II, Clássico, Referência e Essencial) ainda terão reajuste para 2021 discutido e aprovado pelo Conselho Administrativo (Conad) até dezembro desse ano.
A Condsef/Fenadsef destaca que, conforme decisão da ANS (Agência Nacional de Saúde), os reajustes em planos de saúde, inclusive na mudança de faixa etária, só podem ocorrer a partir do ano que vem. Reajustes anuais de planos que já foram aplicados até 31 de agosto desse ano não serão suspensos. Planos com data base, por exemplo, mês de aniversário do usuário, entre setembro e dezembro, percentuais de reajuste aprovados só poderão ser aplicados a partir de janeiro de 2021.
A incapacidade dessa equipe econômica, é de uma brutalidade tal, que chega a ser na sua totalidade desumana em todos os sentidos, não podemos baixar a cabeça, quando esses desumanos chegaram nós já estavamos produzindo riquezas, e levando o Brasil ao topo do desenvolvimento mundial, e dirrepente chegam esses desgovernados, trazendo para a família CONAB o desequilíbrio econômico e social. Vamos nos UNIRMOS, temos que mostrar para esses desumanos, que nossos direitos tem que serem respeitados.