Funasa/MS cedidos: Assembleia discute ponto, planos de saúde e PASUS
Na terça-feira, dia 12/09, os servidores da Funasa e do Ministério da Saúde cedidos ao GDF se reuniram em assembleia no Sindsep-DF para tratar de questões como o ponto eletrônico, o plano de saúde e o reajuste da Parcela Autônoma de integração ao Serviço Único de Saúde do DF (PASUS-DF).
No que diz respeito ao ponto eletrônico há por parte da Secretaria de Saúde a vontade de implantá-lo. O Sindsep-DF e o Sindprev argumentam que tal situação poderá resultar em uma redução do tempo que o servidor passa em campo, pois antes de se dirigir à área para a realização do trabalho, o servidor terá obrigatoriamente que se dirigir à inspetoria no qual está lotado. E no final da tarde, fazer o mesmo deslocamento. Com isso, quem perderá será a população do DF que terá os servidores por menos tempo no combate ao vetor transmissor da dengue. Os servidores aprovaram na assembleia buscar uma reunião com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Marcos Vinícius Quito, para tratar da questão.
Sobre o plano de saúde são várias as queixas dos servidores. Muitos dos trabalhadores, inclusive, já se desassociaram da Capesaúde e da GEAP por falta de condições para pagar as mensalidades. A raiz deste problema está no pagamento da percapita por parte do governo. O governo paga um valor abaixo do que deveria. Soma-se a isso, os baixos salários. Outro fator que poderá agravar a situação é a Emenda Constitucional (EC) 95/2016, que congela os investimentos públicos por até 20 anos e praticamente inviabiliza novos reajustes salariais.
Já em relação ao reajuste da PASUS, os servidores deliberaram pela realização de um ato dia 27/09 em frente à Câmara Legislativa do DF, com o intuito de sensibilizar os distritais para a questão e assim destravar as negociações com o Executivo.
Fonte: Imprensa Sindsep-DF
Fonte: Imprensa Sindsep-DF